|
Abstract:
|
Introdução. O comprometimento do paciente com o tratamento ortodôntico é diretamente influenciado pelo conforto durante o tratamento, a ausência de dor e a melhora na qualidade de vida. Procedimentos associados à movimentação ortodôntica, como a separação interdental e/ou a ativação do aparelho estão associados à dor e ao desconforto. Comumente, estes sintomas são minimizados pelo profissional e não tratados ou remediados apenas com analgésicos. A terapia com laser de baixa potência, também chamada de fotobiomodulação, é reconhecida como uma opção complementar eficaz na odontologia, oferecendo benefícios terapêuticos com poucos efeitos colaterais. Estudos indicam que a fotobiomodulação pode aliviar a dor durante o tratamento ortodôntico, porém ainda não há um consenso em relação à sua eficácia e dos parâmetros ideais de aplicação.
Objetivos. Investigar a eficácia da terapia com laser de baixa potência, em comparação com outras intervenções, placebo ou nenhum tratamento, no controle da dor em pacientes em tratamento ortodôntico.
Métodos. Está sendo realizada uma revisão sistemática na qual foram incluídos ensaios clínicos randomizados realizados em pacientes em tratamento ortodôntico, avaliando o uso de terapia com laser de baixa potência. A busca por literatura foi realizada nas bases de dados Cochrane, Embase, LILACS, PubMed/MEDLINE, e Scopus e na literatura cinzenta utilizando o Google Scholar e a ProQuest. Além disso, foram buscados artigos nas listas de referências dos estudos incluídos, com experts e protocolos de ensaios clínicos na plataforma Clinical Trials. Não houve restrições por período de publicação, idioma ou idade dos pacientes. Os arquivos de cada base de dados foram organizados em um único arquivo em um gerenciador de referências, no qual as referências duplicadas foram removidas. Este arquivo único foi levado para o software online Rayyan, onde os estudos foram selecionados por dois autores de forma independente, após uma calibração inicial. Os artigos foram selecionados de acordo com os critérios de elegibilidade em duas fases: Fase 1 de leitura de títulos e resumos e Fase 2 de leitura de textos completos. Os estudos incluídos na revisão sistemática serão analisados de forma narrativa e, se houver dados suficientes, por meio de uma meta-análise. Os desfechos primários analisados serão dor e sensibilidade pós-operatória, e os desfechos secundários serão qualidade de vida, efeitos adversos e os parâmetros da terapia com laser. O risco de viés será analisado utilizando a ferramenta RoB-2. A certeza da evidência será classificada usando a abordagem GRADE. |