Protocolo de Identificação de Barreiras e Facilitadores da Permanência de Estudantes Internacionais no Ensino Superior Brasileiro
Author:
Fornari, Viviane Eloiza
Abstract:
A internacionalização do ensino superior avança no Brasil, mas ainda enfrenta o desafio da ausência de protocolos institucionais que sistematizem o acolhimento e a integração de estudantes internacionais. Este estudo, desenvolvido no âmbito de uma Iniciação Científica (IC) financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), teve como objetivo a elaboração e validação de um protocolo para identificar barreiras e facilitadores desse processo. O método combinou revisão de literatura, entrevistas com estudantes, avaliações de professoras colaboradoras e juízes de conteúdo, além de uma aplicação piloto. Esse processo resultou em uma versão final do protocolo com 30 itens, organizados em cinco eixos: motivos para o estudo no país, suporte social e familiar, experiência acadêmica, apoio institucional e relações étnico-raciais e de território. Os resultados parciais demonstram que o instrumento apresenta validade de conteúdo, clareza e aplicabilidade prática, destacando a inclusão inovadora de dimensões sobre desigualdades raciais e bem-estar estudantil, ainda pouco exploradas na literatura nacional. Embora a análise em larga escala esteja em andamento, o protocolo já se mostra promissor para subsidiar políticas de internacionalização mais inclusivas e integradas. A experiência, por sua vez, reforça a relevância da Iniciação Científica para a formação acadêmica e profissional, por possibilitar a vivência do rigor metodológico, a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de competências investigativas e críticas alinhadas às demandas sociais.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica | Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Filosofia e Ciências Humanas | Departamento de Psicologia