Protocolo de Identificação de Barreiras e Facilitadores da Permanência de Estudantes Internacionais no Ensino Superior Brasileiro

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Protocolo de Identificação de Barreiras e Facilitadores da Permanência de Estudantes Internacionais no Ensino Superior Brasileiro

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante
dc.contributor.author Fornari, Viviane Eloiza
dc.date.accessioned 2025-09-09T12:19:32Z
dc.date.available 2025-09-09T12:19:32Z
dc.date.issued 2025-09-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268302
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica | Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Filosofia e Ciências Humanas | Departamento de Psicologia pt_BR
dc.description.abstract A internacionalização do ensino superior avança no Brasil, mas ainda enfrenta o desafio da ausência de protocolos institucionais que sistematizem o acolhimento e a integração de estudantes internacionais. Este estudo, desenvolvido no âmbito de uma Iniciação Científica (IC) financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), teve como objetivo a elaboração e validação de um protocolo para identificar barreiras e facilitadores desse processo. O método combinou revisão de literatura, entrevistas com estudantes, avaliações de professoras colaboradoras e juízes de conteúdo, além de uma aplicação piloto. Esse processo resultou em uma versão final do protocolo com 30 itens, organizados em cinco eixos: motivos para o estudo no país, suporte social e familiar, experiência acadêmica, apoio institucional e relações étnico-raciais e de território. Os resultados parciais demonstram que o instrumento apresenta validade de conteúdo, clareza e aplicabilidade prática, destacando a inclusão inovadora de dimensões sobre desigualdades raciais e bem-estar estudantil, ainda pouco exploradas na literatura nacional. Embora a análise em larga escala esteja em andamento, o protocolo já se mostra promissor para subsidiar políticas de internacionalização mais inclusivas e integradas. A experiência, por sua vez, reforça a relevância da Iniciação Científica para a formação acadêmica e profissional, por possibilitar a vivência do rigor metodológico, a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de competências investigativas e críticas alinhadas às demandas sociais. pt_BR
dc.format.extent Resumo + Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Estudantes internacionais pt_BR
dc.subject Integração pt_BR
dc.subject Protocolo pt_BR
dc.title Protocolo de Identificação de Barreiras e Facilitadores da Permanência de Estudantes Internacionais no Ensino Superior Brasileiro pt_BR
dc.type video pt_BR


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