Protocolo de Identificação de Barreiras e Facilitadores da Permanência de Estudantes Internacionais no Ensino Superior Brasileiro
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| dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
| dc.contributor.advisor |
Feitosa, Lígia Rocha Cavalcante |
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| dc.contributor.author |
Fornari, Viviane Eloiza |
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| dc.date.accessioned |
2025-09-09T12:19:32Z |
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| dc.date.available |
2025-09-09T12:19:32Z |
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| dc.date.issued |
2025-09-08 |
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| dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268302 |
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| dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica | Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Filosofia e Ciências Humanas | Departamento de Psicologia |
pt_BR |
| dc.description.abstract |
A internacionalização do ensino superior avança no Brasil, mas ainda enfrenta o desafio da ausência de protocolos institucionais que sistematizem o acolhimento e a integração de estudantes internacionais. Este estudo, desenvolvido no âmbito de uma Iniciação Científica (IC) financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), teve como objetivo a elaboração e validação de um protocolo para identificar barreiras e facilitadores desse processo. O método combinou revisão de literatura, entrevistas com estudantes, avaliações de professoras colaboradoras e juízes de conteúdo, além de uma aplicação piloto. Esse processo resultou em uma versão final do protocolo com 30 itens, organizados em cinco eixos: motivos para o estudo no país, suporte social e familiar, experiência acadêmica, apoio institucional e relações étnico-raciais e de território. Os resultados parciais demonstram que o instrumento apresenta validade de conteúdo, clareza e aplicabilidade prática, destacando a inclusão inovadora de dimensões sobre desigualdades raciais e bem-estar estudantil, ainda pouco exploradas na literatura nacional. Embora a análise em larga escala esteja em andamento, o protocolo já se mostra promissor para subsidiar políticas de internacionalização mais inclusivas e integradas. A experiência, por sua vez, reforça a relevância da Iniciação Científica para a formação acadêmica e profissional, por possibilitar a vivência do rigor metodológico, a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de competências investigativas e críticas alinhadas às demandas sociais. |
pt_BR |
| dc.format.extent |
Resumo + Vídeo |
pt_BR |
| dc.language.iso |
por |
pt_BR |
| dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
| dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
| dc.subject |
Estudantes internacionais |
pt_BR |
| dc.subject |
Integração |
pt_BR |
| dc.subject |
Protocolo |
pt_BR |
| dc.title |
Protocolo de Identificação de Barreiras e Facilitadores da Permanência de Estudantes Internacionais no Ensino Superior Brasileiro |
pt_BR |
| dc.type |
video |
pt_BR |
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