O papel das universidades brasileiras na cooperação internacional para o desenvolvimento
Author:
Kiefer, Bernardo Almada
Abstract:
Em 2010, o governo brasileiro, em parceria com o IPEA e a ABC (Agência Brasileira de Cooperação), teve a iniciativa de sistematizar os gastos nacionais em cooperação internacional para o desenvolvimento. Os gastos reportados pelas instituições convidadas a participar foram posteriormente publicados em uma série de relatórios denominada COBRADI (Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional). Em 2022, as universidades federais também foram convidadas a reportar suas despesas e iniciativas relacionadas à cooperação internacional. Esse movimento tornou possível observar a participação das instituições de ensino superior federais como atores relevantes no sistema de cooperação para o desenvolvimento à medida em que também abre caminho para refletir sobre as categorias tradicionais de análise desse fenômeno, tradicionalmente pautadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Tais categorias – Norte-Sul, Sul-Sul e Sul-Sul-Norte – tendem a reproduzir hierarquias consolidadas, orientadas por uma visão que reconhece somente a transferência de recursos financeiros e tecnológicos dos países centrais, o Norte global, para o denominado Sul global. A pesquisa propõe que a inserção das universidades federais brasileiras nesse quadro sugere a possibilidade de inauguração de uma categoria nova, chamada “Sul-Norte”. Essa denominação enfatiza a existência de fluxos de cooperação em que instituições do Sul global, especialmente vinculadas à produção de conhecimento científico, figuram em fluxos de cooperação com direção a países desenvolvidos do Norte. Nesse sentido, a categoria não apenas amplia as formas de metrificar a cooperação internacional, mas também subverte a lógica estabelecida pelas classificações dominantes. Nos relatórios COBRADI, a presença dessa dinâmica aparece de forma recorrente, tanto de maneira implícita quanto explicitamente, assim, compreender a relevância da cooperação conduzida por instituições federais de ensino superior implica reconhecer seu potencial para redefinir fluxos internacionais e reposicionar o Brasil nos debates sobre novas tipologias de metrificação da cooperação.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro Socioeconômico
Departamento de economia e relações internacionais