Dispositivos intranasais implantáveis para tratamento de doenças neurológicas via administração nasal-cerebral de medicamentos.
Author:
Steiner, Júlia Santana
Abstract:
O trabalho tem como objetivo a produção e caracterização de dispositivos intranasais com liberação controlada de cafeína para tratamento de doenças neurológicas, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Doença de Alzheimer. O sistema nariz-cérebro tem como intuito a entrega do fármaco diretamente ao sistema nervoso central. O polímero EVA 1075 foi utilizado para a produção de filamentos com 7% e 10% de cafeína e posteriormente utilizados para a impressão 3D dos dispositivos intranasais com as mesmas porcentagens de remédio.
As amostras fabricadas foram submetidas a algumas análises como calorimetria diferencial de varredura (DSC) para a determinação da cristalinidade, microscopia eletrônica de varredura (MEV), no qual foi possível a observação e estudo da microestrutura e morfologia, espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) para que se possa identificar a presença da cafeína e análise dinâmico-mecânica (DMA) para análise das propriedades mecânicas.
Pode-se concluir que o EVA 1075 possui potencial para uso em dispositivos intranasais de liberação controlada, porém ajustes nos parâmetros de processamento são necessários para melhorar sua homogeneidade na matriz polimérica e reduzir a perda de fármaco.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Departamento de Engenharia mecânica