Potencial de tingimento de substratos têxteis com corantes naturais.
Author:
Barbosa, Louise de Souza
Abstract:
Este trabalho investiga o uso de corantes naturais extraídos de folhas de eucalipto (Eucalyptus sp.) e sementes de urucum (Bixa orellana) no tingimento de tecidos de algodão, poliéster e poliamida. Foram avaliadas diferentes condições de secagem das folhas de eucalipto, métodos de extração e tipos de mordentes (suco de limão e leite de soja). A intensidade de cor foi quantificada por espectroscopia de reflectância (K/S) e os tecidos passaram por caracterizações empregando técnicas de MEV e FTIR. Testes de solidez à lavagem, conforme a norma ABNT NBR ISO 105–C06, complementam a avaliação. Os resultados deste estudo demonstram a influência decisiva da interação entre fibra, corante e mordente. Para o extrato de eucalipto, folhas maduras secas em estufa, combinadas com o mordente de leite de soja, produziram a maior intensidade colorística, especialmente no algodão e na poliamida. De forma similar, o urucum apresentou maior afinidade com o algodão na presença do mordente proteico. Contudo, para as fibras sintéticas, a eficácia do urucum foi maximizada em meio ácido, condição proporcionada pelo suco de limão, que aumentou significativamente a afinidade tintorial.
Conclui-se, portanto, que o uso de biomordentes e corantes vegetais apresenta notável viabilidade técnica. A escolha correta do mordente, ajustada à natureza do substrato, é fundamental para o sucesso do processo e pode contribuir significativamente para o desenvolvimento de processos têxteis mais sustentáveis.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Ciências Exatas e Educação. Departamento de Engenharia Têxtil.