Este trabalho integra um projeto de Iniciação Científica do Colégio de Aplicação da UFSC, com apoio do CNPq, que realizou uma revisão bibliográfica através de 2012–2022 sobre gênero e diversidade sexual na Educação Básica. Inserida no eixo “Violência de gênero” e subeixo “Violência de gênero e sexualidade reproduzida pela escola”, a pesquisa analisou cinco artigos: “Representações de docentes acerca da diversidade sexual e homofobia” , “Protagonismo feminino e relações afetivas vivenciadas no recreio escolar dos Anos Iniciais” , “Não veja, ouça ou fale: zarus presentes nos discursos docentes sobre diversidade sexual e homofobia” , “As meninas hoje tão muito soltas: os discursos institucionais que fundamentam o processo de regulação moral” e “Infâncias, Gênero e Sexualidades: Uma Investigação-Intervenção com Professores de Educação Infantil”. A análise, guiada por perguntas norteadoras, evidenciou que a escola, muitas vezes, reforça normas heteronormativas e desigualdades de gênero, afetando principalmente estudantes LGBTQIAPN+ e meninas. Os artigos mobilizam autoras como Judith Butler, Michel Foucault e Guacira Lopes Louro para discutir como os discursos normativos regulam os corpos e identidades. Também são identificados espaços de resistência por meio da formação crítica docente e do acolhimento das diversidades. O estudo reforça a necessidade de construir escolas mais inclusivas e seguras para todas as identidades.
Descrição:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências da Educação (CED)
Colégio de Aplicação (CA/UFSC)