Potencial de Solventes eutéticos naturais profundos (NADES) na extração de compostos fenólicos de sementes do maracujá do mato (Passiflora caerulea)

DSpace Repository

A- A A+

Potencial de Solventes eutéticos naturais profundos (NADES) na extração de compostos fenólicos de sementes do maracujá do mato (Passiflora caerulea)

Show full item record

Title: Potencial de Solventes eutéticos naturais profundos (NADES) na extração de compostos fenólicos de sementes do maracujá do mato (Passiflora caerulea)
Author: Montibeller, Larissa
Abstract: Este relatório apresenta os resultados obtidos no período de setembro de 2024 a março de 2025. Devido ao cancelamento da bolsa de Iniciação Científica, alguns experimentos previstos no plano de trabalho não puderam ser realizados. O maracujá-do-mato (Passiflora caerulea L.), fruta nativa do Brasil e encontrada no estado de Santa Catarina, gera uma quantidade significativa de subprodutos durante o processamento, como cascas e sementes, os quais são frequentemente descartados ou utilizados apenas na alimentação animal. No entanto, esses resíduos têm despertado o interesse científico por apresentarem compostos bioativos de valor funcional. Visando atender às atuais exigências de sustentabilidade e promover o uso de tecnologias limpas nos processos extrativos, novas técnicas e solventes vêm sendo estudados. Os solventes eutéticos profundos (DES, do inglês Deep Eutectic Solvents), formados pela combinação de um aceptor (HBA) e um doador de ligações de hidrogênio (HBD) sob temperatura controlada, apresentam vantagens como baixa toxicidade, biodegradabilidade, sustentabilidade e fácil preparo. Neste contexto, os DES podem ser empregados como solventes promissores, ambientalmente seguros, sendo capazes de substituir solventes orgânicos na extração de compostos fenólicos. O objetivo deste trabalho foi otimizar a extração de compostos fenólicos das sementes de Passiflora caerulea L. utilizando Solventes Eutéticos Profundos Naturais (NADES) à base de cloreto de colina, bem como caracterizar fisico-quimicamente os extratos obtidos. Sementes secas em estufa foram submetidas à extração de compostos fenólicos totais (CFT) com diferentes NADES e com etanol 60% (v/v), sob as mesmas condições: 100 mg de sementes em 3 mL de solvente, em banho ultrassônico a 45 °C por 60 minutos. Os NADES foram preparados com cloreto de colina (HBA) e diferentes HBDs, na razão molar 1:1 e adição de 20% de água (30% para sacarose), e caracterizados quanto ao pH, densidade e viscosidade aparente. Os resultados mostraram que o maior teor de CFT foi obtido com o NADES cloreto de colina:frutose (ChCl:Fruc), atingindo 75,11 ± 2,87 mg GAE g⁻¹, valor aproximadamente 297,41% superior ao obtido com etanol 60%. Os menores teores foram observados nos NADES com sorbitol e ácido tartárico. Todos os solventes apresentaram pH ácido (entre 1,01 ± 0,04 e 3,85 ± 0,05) e densidade ligeiramente superior a 1, conforme reportado na literatura. A menor viscosidade foi observada no NADES ChCl:ácido lático, e a maior, com ácido cítrico como HBD. Os resultados evidenciam o grande potencial dos NADES na extração de compostos fenólicos das sementes de maracujá-do-mato, reforçando a importância da química verde como ferramenta para o desenvolvimento de soluções inovadoras, eficazes e ambientalmente seguras.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268069
Date: 2025-09-07


Files in this item

Files Size Format View
35º seminario de ic - Larissa Montibeller.mp4 310.7Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar