Avaliação do efeito de protocolos de intervenção grupal em terapia cognitivo-comportamental para técnicos administrativos em educação e universitários com TDAH
Avaliação do efeito de protocolos de intervenção grupal em terapia cognitivo-comportamental para técnicos administrativos em educação e universitários com TDAH
Avaliação do efeito de protocolos de intervenção grupal em terapia cognitivo-comportamental para técnicos administrativos em educação e universitários com TDAH
Author:
Hamisch, Julia Reitz
Abstract:
O adoecimento mental tem aumentado cada vez mais no Brasil e no mundo, sendo necessárias maiores medidas para promover e restaurar a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população. A ansiedade e a depressão estão entre os sintomas mais prevalentes, e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das abordagens com maiores evidências para esses casos. O presente vídeo descreve as atividades realizadas durante a vigência de um PIBIC no projeto “Avaliação do efeito de protocolos de intervenção grupal em terapia cognitivo-comportamental", no período de 2024.2 e 2025.1. Mais especificamente, foram relatadas as atividades feitas em três projetos de temáticas relacionadas ao projeto guarda-chuva previsto no edital. O primeiro deles constou na adaptação de um protocolo de psicoeducação grupal baseado em TCC sobre os sintomas de ansiedade, depressão e estresse para o contexto de trabalho. O segundo, na aplicação e avaliação de um protocolo de psicoeducação em grupo para universitários com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Por fim, foi relatada a confecção de um artigo de revisão de escopo sobre as estratégias psicológicas utilizadas no SUS para os sintomas de ansiedade, depressão e estresse.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Departamento de Psicologia.