Estágio curricular de química no ensino médio orientado pela investigação temática proposta por Paulo Freire e pela escrita e leitura de um diário virtual coletivo

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Estágio curricular de química no ensino médio orientado pela investigação temática proposta por Paulo Freire e pela escrita e leitura de um diário virtual coletivo

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Title: Estágio curricular de química no ensino médio orientado pela investigação temática proposta por Paulo Freire e pela escrita e leitura de um diário virtual coletivo
Author: Martins, Rafhaella Carrazoni
Abstract: A literatura tem apontado a necessidade de análise das práticas educativas atuais e das concepções que as fundamentam para superação das limitações nas compreensões de docentes da educação básica acerca da abordagem temática de Paulo Freire. O presente trabalho visa, portanto, identificar os saberes necessários à prática educativa mobilizados na escrita de um diário de aula durante o desenvolvimento de um estágio curricular de Química no ensino médio, desenvolvido nas componentes curriculares Estretágias e Instrumentos para o Ensino de Química II e III e orientado por etapas do processo de investigação temática proposto por Paulo Freire. A análise se fundamenta nas reflexões sobre os atos de ler e escrever, a partir dos pressupostos descritos nas obras Pedagogia da Autonomia e A Importância do Ato de Ler de Paulo Freire. O exame do diário de aula foi orientado pelos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD), conforme descrita por Moraes (2003), Moraes e Galiazzi (2007) e Gonçalves (2020), articulando teoria e prática para aprofundar a compreensão e comunicação das experiências registradas. Como resultados, identificaram-se saberes relacionados à reflexão crítica sobre a prática, respeito aos saberes dos educandos, consciência do inacabamento, rigorosidade metódica, tomada consciente de decisões, estética e ética, saber escutar, compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo, respeito à autonomia dos educandos, corporeificação das palavras pelo exemplo, bom senso, convicção de que a mudança é possível e o reconhecimento de ser condicionado. Conclui-se que o diário de aula, especialmente quando concebido como um espaço dialógico e coletivo, potencializa a formação crítica do professor em formação, permitindo-lhe atuar de forma mais consciente, comprometida e transformadora na realidade escolar.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267775
Date: 2025-07-11


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