| Title: | Construção de uma sequência didática de caráter investigativo para o ensino de genética mendeliana e suas extensões a partir da análise de livros didáticos |
| Author: | Gualberto, Vinicyus Coelho |
| Abstract: |
A Genética Mendeliana e suas extensões fazem parte do conteúdo obrigatório nas aulas de Biologia do ensino médio em todo território nacional. A relevância deste conteúdo pode ser notada, pela frequência com que este tema é abordado tanto no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), quanto nos vestibulares de forma geral. O presente trabalho de pesquisa consiste na análise de três coleções de livros didáticos, utilizadas no ensino médio e posterior elaboração de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) para o ensino de Genética Mendeliana e suas extensões, com foco no ensino médio. Esta proposta visa auxiliar professores e estudantes a mitigar possíveis lacunas no processo de ensino-aprendizagem desta temática utilizando recursos além do livro didático e possibilitando trabalhar o tema de forma lúdica, descontraída, gerar engajamento e conhecimento. A SDI foi desenvolvida com base na análise de três livros didáticos, artigos científicos e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta inclui a gamificação por meio de um jogo de tabuleiro chamado \"GEN RUN\", visando tornar o aprendizado mais atrativo e engajador para os estudantes. Embora a SDI não tenha sido aplicada em sala de aula, sua concepção foi embasada em princípios pedagógicos, visando promover a investigação, o protagonismo dos alunos e a contextualização dos conteúdos. A pesquisa destaca a importância de abordagens inovadoras e contextualizadas no ensino de Ciências da Natureza, contribuindo para a melhoria do ensino de Genética Mendeliana e suas Extensões, e para o desenvolvimento de habilidades científicas essenciais nos estudantes. Abstract: Mendelian Genetics and its extensions are part of the mandatory content in Biology classes throughout the country. The relevance of this content can be noted by the frequency with which this topic is addressed both in Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) and in entrance exams in general. This research work consists of the analysis of three collections of textbooks, used in biology classes and subsequent development of an Sequência Didática Investigativa (SDI) for teaching Mendelian Genetics and its extensions, focusing on high school. This proposal aims to help teachers and students, mitigate possible gaps in the teaching-learning process on this topic. Using resources beyond the textbook, making it possible to work on the topic in a playful, relaxed way, generating engagement and knowledge. The SDI was developed based on the analysis of three textbooks, scientific articles and the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The proposal includes gamification through a board game called \"GEN RUN\", aiming to make learning more attractive and engaging for students. Although SDI was not applied in the classroom, its conception was based on pedagogical principles, aiming to promote investigation, student protagonism and the contextualization of content. The research highlights the importance of innovative and contextualized approaches in the teaching of Natural Sciences, contributing to the improvement of the teaching of Mendelian Genetics and its Extensions, and to the development of essential scientific skills in students. |
| Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267597 |
| Date: | 2024 |
| Files | Size | Format | View |
|---|---|---|---|
| PROFBIO0055-D.pdf | 4.375Mb |
View/ |