Desenvolvimento de uma metodologia para análise estrutural linear do conjunto de choque e tração de vagões ferroviários

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de uma metodologia para análise estrutural linear do conjunto de choque e tração de vagões ferroviários

Show full item record

Title: Desenvolvimento de uma metodologia para análise estrutural linear do conjunto de choque e tração de vagões ferroviários
Author: Almeida, Vitor Pena
Abstract: As estruturas são sistemas projetados para suportar e transmitir os efeitos de carregamentos externos. A falha desses sistemas pode representar riscos à vida humana, gerar perdas econômicas significativas e comprometer a disponibilidade de produtos e serviços. Considerando-se as falhas recorrentes observadas nos componentes do Conjunto de Choque e Tração de vagões ferroviários, intensificadas pelo aumento do comprimento e do peso dos trens, propõe-se o desenvolvimento de uma metodologia capaz de analisar, com elevada precisão, o comportamento mecânico de tal equipamento por meio de uma análise estrutural linear estática. Embora tal sistema apresente um comportamento altamente não linear, essa abordagem busca reduzir significativamente o custo computacional das análises e viabilizar investigações futuras mais avançadas sobre a integridade estrutural do equipamento. Os modelos digitais utilizados neste estudo, foram desenvolvidos por meio do escaneamento 3D de peças reais retiradas diretamente da linha de produção, a fim de capturar com precisão eventuais detalhes geométricos que poderiam comprometer a integridade estrutural.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267476
Date: 2025-01-13


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Vitor_Pena_de_Almeida.pdf 8.740Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar