O Discord como Ambiente Virtual de Aprendizagem de uma Comunidade de Prática

DSpace Repository

A- A A+

O Discord como Ambiente Virtual de Aprendizagem de uma Comunidade de Prática

Show full item record

Title: O Discord como Ambiente Virtual de Aprendizagem de uma Comunidade de Prática
Author: Salvalaggio, Pedro Lima
Abstract: Este trabalho investiga o uso do Discord como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a partir da construção prática de um servidor educacional voltado à formação de comunidades de prática. Diferentemente dos modelos tradicionais de ensino, centrados na transmissão de conteúdos, a proposta aqui apresentada prioriza a interação entre pares, a troca de experiências e a aprendizagem colaborativa, características que dialogam diretamente com a natureza participativa e descentralizada do Discord. O projeto envolveu a modelagem detalhada do servidor, com estrutura de canais temáticos, definição de papéis, automações com bots e organização de recursos voltados à comunicação contínua. Além disso, foram elaborados tutoriais e guias práticos para facilitar o acesso e a navegação dos participantes. A análise foi orientada por princípios de usabilidade, gestão e acessibilidade, com base nas heurísticas de Nielsen, nos critérios de Bastien e Scapin, e nas diretrizes de Protázio e Souza Oliveira. Os resultados indicam que, quando bem estruturado, o Discord pode se tornar um ambiente formativo eficaz, especialmente em propostas educacionais que valorizam a construção ativa do conhecimento e o sentimento de pertencimento em rede. Como continuidade, recomenda-se a aplicação prática com os participantes, o aprofundamento em UX e adaptações progressivas conforme as demandas da comunidade.This study explores the use of Discord as a Virtual Learning Environment (VLE), through the practical development of an educational server aimed at fostering communities of practice. Unlike traditional teaching models focused on content delivery, the approach presented here prioritizes peer interaction, experience sharing, and collaborative learning-features that closely align with Discord’s participatory and decentralized nature. The project included detailed server modeling, encompassing the structuring of thematic channels, role definitions, bot automations, and the organization of resources for continuous communication. Practical tutorials and user guides were also developed to support participant access and navigation. The analysis was guided by principles of usability, management, and accessibility, based on Nielsen’s heuristics, Bastien and Scapin’s criteria, and the guidelines proposed by Protázio and Souza Oliveira. The results suggest that, when properly structured, Discord can serve as an effective educational environment, particularly within approaches that emphasize active knowledge construction and a sense of networked belonging. Future work should include real-world implementation with participants, deeper exploration of user experience (UX), and ongoing adaptations according to the evolving needs of the community.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266472
Date: 2025-06-26


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Pedro_Lima_Salvalaggio_FINAL.pdf 6.477Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar