dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fiuza, Patricia Jantsch |
|
dc.contributor.author |
Salvalaggio, Pedro Lima |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-15T01:44:00Z |
|
dc.date.available |
2025-07-15T01:44:00Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-26 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266472 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho investiga o uso do Discord como Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA), a partir da construção prática de um servidor educacional voltado à formação
de comunidades de prática. Diferentemente dos modelos tradicionais de ensino,
centrados na transmissão de conteúdos, a proposta aqui apresentada prioriza a
interação entre pares, a troca de experiências e a aprendizagem colaborativa,
características que dialogam diretamente com a natureza participativa e
descentralizada do Discord. O projeto envolveu a modelagem detalhada do servidor,
com estrutura de canais temáticos, definição de papéis, automações com bots e
organização de recursos voltados à comunicação contínua. Além disso, foram
elaborados tutoriais e guias práticos para facilitar o acesso e a navegação dos
participantes. A análise foi orientada por princípios de usabilidade, gestão e
acessibilidade, com base nas heurísticas de Nielsen, nos critérios de Bastien e
Scapin, e nas diretrizes de Protázio e Souza Oliveira. Os resultados indicam que,
quando bem estruturado, o Discord pode se tornar um ambiente formativo eficaz,
especialmente em propostas educacionais que valorizam a construção ativa do
conhecimento e o sentimento de pertencimento em rede. Como continuidade,
recomenda-se a aplicação prática com os participantes, o aprofundamento em UX e
adaptações progressivas conforme as demandas da comunidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study explores the use of Discord as a Virtual Learning Environment (VLE),
through the practical development of an educational server aimed at fostering
communities of practice. Unlike traditional teaching models focused on content
delivery, the approach presented here prioritizes peer interaction, experience sharing,
and collaborative learning-features that closely align with Discord’s participatory and
decentralized nature. The project included detailed server modeling, encompassing
the structuring of thematic channels, role definitions, bot automations, and the
organization of resources for continuous communication. Practical tutorials and user
guides were also developed to support participant access and navigation. The
analysis was guided by principles of usability, management, and accessibility, based
on Nielsen’s heuristics, Bastien and Scapin’s criteria, and the guidelines proposed by
Protázio and Souza Oliveira. The results suggest that, when properly structured,
Discord can serve as an effective educational environment, particularly within
approaches that emphasize active knowledge construction and a sense of networked
belonging. Future work should include real-world implementation with participants,
deeper exploration of user experience (UX), and ongoing adaptations according to
the evolving needs of the community. |
pt_BR |
dc.format.extent |
77 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Discord |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade de Prática |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual Learning Environments |
pt_BR |
dc.subject |
Community of Practice |
pt_BR |
dc.title |
O Discord como Ambiente Virtual de Aprendizagem de uma Comunidade de Prática |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |