O uso de dispositivos eletrônicos por crianças de 0 a 6 anos em municípios do sul catarinense
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cancelier, Ana Carolina Lobor |
|
dc.contributor.author |
Paegle, Rayssa Warmling |
|
dc.contributor.author |
Fortunato, Larissa Pellegrini |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-09T17:37:32Z |
|
dc.date.available |
2025-07-09T17:37:32Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-09 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266085 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Medicina. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando a tecnologia um fator estrutural na sociedade, percebe-se, cada vez mais, o uso excessivo e indiscriminado de telas no cotidiano. Desse modo, o uso dos recursos tecnológicos tende a se iniciar cada vez mais precocemente, sendo comum ver o uso de dispositivos eletrônicos por crianças desde o início da vida infantil, afetando seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Nesse sentido, objetiva-se analisar o uso de dispositivos eletrônicos em crianças de 0 a 6 anos em municípios do Sul de Santa Catarina. Trata-se de um estudo observacional com delineamento transversal, realizado através de questionários, respondidos por responsáveis de crianças menores de 6 anos que frequentam creches ou escolas nos municípios de São Ludgero e Orleans (SC). A análise mostrou que 93,6% das crianças menores de 2 anos já tinham acesso a telas. Houve associação entre menor escolaridade do cuidador e maior tempo de tela pelas crianças (p <0,07). Também, foi encontrado que o tempo de uso de tela dos pais relacionou-se com o tempo de tela das crianças. Conclui-se que o tempo de uso de tela na amostra é superior ao orientado pelos documentos da Sociedade Brasileira de Pediatria e que são necessárias campanhas de conscientização para os pais a respeito dos efeitos deletérios do uso de telas na infância. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considering technology as a structural factor in society, the excessive and indiscriminate use of screens in daily life is increasingly evident. Consequently, the use of technological devices tends to begin at increasingly younger ages, with children commonly using electronic devices from the early stages of childhood, which may affect their emotional, cognitive, and social development. In this context, the present study aims to analyze the use of electronic devices among children aged 0 to 6 years in municipalities in the southern region of Santa Catarina, Brazil. This is an observational study with a cross-sectional design, conducted through questionnaires completed by caregivers of children under 6 years old who attend daycare centers or schools in the municipalities of São Ludgero and Orleans (SC). The analysis showed that 93.6% of children under the age of 2 already had access to screens. An association was found between lower caregiver education levels and increased screen time among children (p <0,07). Furthermore, parental screen time was related to children's screen time. It is concluded that screen time in the sample exceeds the recommendations of the Brazilian Society of Pediatrics and that awareness campaigns targeting parents are needed to address the harmful effects of screen use in early childhood |
pt_BR |
dc.format.extent |
43 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Desenvolvimento Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
Tempo de Tela |
pt_BR |
dc.subject |
Child Development |
pt_BR |
dc.subject |
Child |
pt_BR |
dc.subject |
Screen Time |
pt_BR |
dc.title |
O uso de dispositivos eletrônicos por crianças de 0 a 6 anos em municípios do sul catarinense |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of electronic devices by children aged 0 to 6 in municipalities of southern Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar