O uso de dispositivos eletrônicos por crianças de 0 a 6 anos em municípios do sul catarinense

DSpace Repository

A- A A+

O uso de dispositivos eletrônicos por crianças de 0 a 6 anos em municípios do sul catarinense

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Cancelier, Ana Carolina Lobor
dc.contributor.author Paegle, Rayssa Warmling
dc.contributor.author Fortunato, Larissa Pellegrini
dc.date.accessioned 2025-07-09T17:37:32Z
dc.date.available 2025-07-09T17:37:32Z
dc.date.issued 2025-06-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266085
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Medicina. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a tecnologia um fator estrutural na sociedade, percebe-se, cada vez mais, o uso excessivo e indiscriminado de telas no cotidiano. Desse modo, o uso dos recursos tecnológicos tende a se iniciar cada vez mais precocemente, sendo comum ver o uso de dispositivos eletrônicos por crianças desde o início da vida infantil, afetando seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Nesse sentido, objetiva-se analisar o uso de dispositivos eletrônicos em crianças de 0 a 6 anos em municípios do Sul de Santa Catarina. Trata-se de um estudo observacional com delineamento transversal, realizado através de questionários, respondidos por responsáveis de crianças menores de 6 anos que frequentam creches ou escolas nos municípios de São Ludgero e Orleans (SC). A análise mostrou que 93,6% das crianças menores de 2 anos já tinham acesso a telas. Houve associação entre menor escolaridade do cuidador e maior tempo de tela pelas crianças (p <0,07). Também, foi encontrado que o tempo de uso de tela dos pais relacionou-se com o tempo de tela das crianças. Conclui-se que o tempo de uso de tela na amostra é superior ao orientado pelos documentos da Sociedade Brasileira de Pediatria e que são necessárias campanhas de conscientização para os pais a respeito dos efeitos deletérios do uso de telas na infância. pt_BR
dc.description.abstract Considering technology as a structural factor in society, the excessive and indiscriminate use of screens in daily life is increasingly evident. Consequently, the use of technological devices tends to begin at increasingly younger ages, with children commonly using electronic devices from the early stages of childhood, which may affect their emotional, cognitive, and social development. In this context, the present study aims to analyze the use of electronic devices among children aged 0 to 6 years in municipalities in the southern region of Santa Catarina, Brazil. This is an observational study with a cross-sectional design, conducted through questionnaires completed by caregivers of children under 6 years old who attend daycare centers or schools in the municipalities of São Ludgero and Orleans (SC). The analysis showed that 93.6% of children under the age of 2 already had access to screens. An association was found between lower caregiver education levels and increased screen time among children (p <0,07). Furthermore, parental screen time was related to children's screen time. It is concluded that screen time in the sample exceeds the recommendations of the Brazilian Society of Pediatrics and that awareness campaigns targeting parents are needed to address the harmful effects of screen use in early childhood pt_BR
dc.format.extent 43 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Desenvolvimento Infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Tempo de Tela pt_BR
dc.subject Child Development pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.subject Screen Time pt_BR
dc.title O uso de dispositivos eletrônicos por crianças de 0 a 6 anos em municípios do sul catarinense pt_BR
dc.title.alternative The use of electronic devices by children aged 0 to 6 in municipalities of southern Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC O uso de di ... ios do sul catarinense.pdf 977.8Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar