Habilidades linguísticas preditoras da alfabetização: avaliando o desempenho de pré-escolares

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Habilidades linguísticas preditoras da alfabetização: avaliando o desempenho de pré-escolares

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Title: Habilidades linguísticas preditoras da alfabetização: avaliando o desempenho de pré-escolares
Author: Class, Juliana Braga Alves
Abstract: Evidências sustentam que a proficiência na linguagem oral é uma medida significativa para predizer habilidade de leitura futuramente. O objetivo do presente trabalho é verificar a proficiência de crianças brasileiras em idade pré-escolar quanto a habilidades linguísticas consideradas preditoras da alfabetização. Participaram do estudo 33 crianças falantes nativas do português brasileiro com idade entre 54 e 77 meses, frequentadoras da rede pública de ensino na cidade de Joinville/SC. Os participantes foram submetidos a testes padronizados que avaliaram o vocabulário, discriminação fonológica, consciência fonológica, memória de trabalho verbal, e nomeação automática de objetos, cores, números e letras. Os resultados mostraram que houve desempenho adequado para a idade nas habilidades de vocabulário, discriminação fonológica e consciência fonológica. Para a habilidade de memória de trabalho verbal, houve desempenho abaixo do esperado dentre as crianças mais novas, da turma de Pré-I da Educação Infantil. Para as habilidades de nomeação automática também se verificou desempenho aquém do esperado, principalmente entre as crianças da turma de Pré-II. Esses resultados foram interpretados como indicação de que essas crianças possam estar em risco para dificuldade na aprendizagem da leitura futuramente.Abstract: Evidence supports the claim that oral language proficiency is a significant measure for predicting future reading ability. The objective of this work is to verify the proficiency of Brazilian preschool children in terms of their oral language skills, including literacy predictors. The study included 33 children who were native speakers of Brazilian Portuguese, aged between 54 and 77 months, attending public schools in the city of Joinville/SC. Participants underwent standardized tests that assessed vocabulary, phonological discrimination, phonological awareness, verbal working memory, and automatic naming of objects, colors, numbers and letters. The results showed age-appropriate performance on vocabulary skills, phonological discrimination, and phonological awareness. For verbal working memory ability, performance was below expectations among the youngest children in the Pre-I Early Childhood Education class. For automatic naming skills, the results show performance beyond expectations, especially among children in the pre-II class. These results were interpreted as an indication that these children may be at risk for learning disorders in the future.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265221
Date: 2025


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