Habilidades de inteligência emocional de líderes em uma organização intensiva em conhecimento

DSpace Repository

A- A A+

Habilidades de inteligência emocional de líderes em uma organização intensiva em conhecimento

Show full item record

Title: Habilidades de inteligência emocional de líderes em uma organização intensiva em conhecimento
Author: Silva, Débora Cardoso da
Abstract: Habilidades de Inteligência Emocional de Líderes em uma Organização Intensiva em ConhecimentoResumo: A competitividade das organizações é determinada por diversos fatores, as constantes transformações e a necessidade de inovar têm se tornado cada vez mais importantes nesse contexto. Os processos nas organizações envolvem pessoas, por isso é essencial criar um ambiente que amplie suas habilidades e leve em conta as emoções humanas, com o intuito de promover o desenvolvimento humano, por meio da inteligência emocional, que é a habilidade que uma pessoa desenvolve para gerenciar de maneira racional e lógica seus sentimentos e emoções. Pesquisas indicam que muitos líderes falham por apresentarem baixos níveis de consciência e inteligência emocional. Sendo que, essa habilidade é vista como um elemento relevante, para o desempenho no ambiente organizacional. Desta forma, foi realizada uma pesquisa, que teve como objetivo: identificar as habilidades relacionadas à inteligência emocional de líderes em uma organização intensiva em conhecimento (OIC). A pesquisa tem abordagem qualitativa e exploratória, assim foi conduzido um estudo de caso, com a aplicação de um questionário estruturado. As questões abordaram duas dimensões da IE: intrapessoal (autoconsciência e autogestão) e interpessoal (empatia e gestão de relacionamentos). Os resultados apontaram que as habilidades de autoconsciência, autogestão, empatia e gestão de relacionamentos desempenham papéis fundamentais no desempenho dos líderes, impactando diretamente a dinâmica das equipes e os resultados organizacionais, contribuindo para a criação de um ambiente organizacional mais saudável e produtivo. A inteligência emocional demonstrou ser uma habilidade essencial para o fortalecimento das relações interpessoais, a gestão de conflitos e a promoção de um clima organizacional mais equilibrado, características indispensáveis em uma OIC. Desta forma, o estudo apresentou contribuições teóricas e práticas. Como sugestões para trabalhos futuros, destaca-se a ampliação da amostra, a aplicação de métodos mistos e a análise do impacto da IE no desempenho de equipes e resultados organizacionais. Este estudo contribuiu para o campo da psicologia, da liderança e gestão do conhecimento, reforçando a relevância da inteligência emocional no contexto de organizações intensivas em conhecimento e ampliando possibilidades para investigações futuras sobre o tema. A dissertação conclui que o desenvolvimento da inteligência emocional é essencial para líderes em OICs.Abstract: The competitiveness of organizations is determined by a number of factors, and constant transformations and the need to innovate have become increasingly important in this context. Processes in organizations involve people, which is why it is essential to create an environment that broadens their skills and takes human emotions into account, with the aim of promoting human development through emotional intelligence, which is the ability a person develops to manage their feelings and emotions rationally and logically. Research indicates that many leaders fail because they have low levels of emotional awareness and intelligence. This ability is seen as a relevant element for performance in the organizational environment. The aim of this research was to identify the skills related to the emotional intelligence of leaders in a knowledge-intensive organization (KIO). The research has a qualitative and exploratory approach, so a case study was conducted using a structured questionnaire. The questions addressed two dimensions of EI: intrapersonal (self-awareness and self-management) and interpersonal (empathy and relationship management). The results showed that the skills of self-awareness, self-management, empathy and relationship management play a fundamental role in the performance of leaders, directly impacting team dynamics and organizational results, contributing to the creation of a healthier and more productive organizational environment. Emotional intelligence proved to be an essential skill for strengthening interpersonal relationships, managing conflicts and promoting a more balanced organizational climate, all of which are indispensable characteristics in an KIO. In this way, the study made theoretical and practical contributions. Suggestions for future work include expanding the sample, applying mixed methods and analysing the impact of EI on team performance and organizational results. This study has contributed to the field of psychology, leadership and knowledge management, reinforcing the relevance of emotional intelligence in the context of knowledge-intensive organizations and expanding possibilities for future research on the subject. The dissertation concludes that the development of emotional intelligence is essential for leaders in KIOs.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265168
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0879-D.pdf 1.678Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar