Mapa estratégico do conhecimento: percepção de valor e merchandising em supermercados

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Mapa estratégico do conhecimento: percepção de valor e merchandising em supermercados

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Title: Mapa estratégico do conhecimento: percepção de valor e merchandising em supermercados
Author: Souza, Mariane Ramos de
Abstract: Este estudo parte do contexto competitivo do varejo alimentício, no qual estratégias centradas apenas em preço não potencializam o valor do conhecimento inserido na concepção dos produtos. Diante disso, propôs-se integrar o modelo SECI (socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento) às ações estratégicas de merchandising, criando um Mapa Estratégico do Conhecimento que explicita como o ponto de venda (PDV) pode ser estruturado para favorecer a percepção de valor dos consumidores. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, com revisão sistemática em bases científicas, análise documental e aplicação exploratória em campo para ajustes operacionais do mapa. O resultado é uma mídia visual e prática que esclarece as relações entre teoria e prática, possibilitando aos gestores de loja e profissionais de trade compreender melhor os processos estratégicos no PDV. Com isso, espera-se facilitar a aceitação das práticas recomendadas, potencializando o aprendizado organizacional, integrando academia e mercado em propósitos reais, e qualificando significativamente a experiência de compra.Abstract: This study addresses the competitive context of the food retail sector, in which strategies focused solely on price fail to maximize the embedded knowledge value in product design. Thus, academia and market expertise were combined to integrate the SECI knowledge conversion model with strategic merchandising actions, aiming to provide store managers and trade professionals with clarity on how supermarket environments can effectively foster value perception when properly structured. This research aimed to propose a strategic conceptual knowledge map, illustrating explicitly how these relationships can influence the perception of product value at the point of sale (POS). Methodologically, a descriptive qualitative approach was adopted, involving exploratory and systematic literature reviews from scientific databases, document analysis, and exploratory field application for operational map adjustments. As a result, the developed map functions as a visual and practical medium, capable of guiding managers in efficiently organizing knowledge generated at the POS, enhancing strategic merchandising actions, and significantly qualifying consumers' purchasing experiences.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265138
Date: 2025


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