Efetividade do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) na modalidade EAD: uma análise sob a perspectiva de especialistas e alunos

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Efetividade do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) na modalidade EAD: uma análise sob a perspectiva de especialistas e alunos

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Title: Efetividade do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) na modalidade EAD: uma análise sob a perspectiva de especialistas e alunos
Author: Begrow, Roberta
Abstract: Este estudo avalia a efetividade do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) na modalidade de Educação a Distância (EaD). Com 40 horas de duração, o curso aborda temas como prevenção de acidentes, primeiros socorros e combate a incêndios, visando capacitar a comunidade para atuar em situações de emergência. O objetivo geral do trabalho é avaliar a efetividade do Curso Básico de Atendimento a Emergências oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina sob a perspectiva da Coordenadoria de Programas Comunitários do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e dos alunos do curso. A pesquisa utiliza o modelo de Kirkpatrick para avaliar a efetividade do curso em quatro níveis: reação, aprendizado, comportamento e resultados, focando em três atributos principais ? habilidade, atitude e motivação. A metodologia empregada foi o método Delphi, com a participação de 20 militares da Coordenadoria de Programas Comunitários do CBMSC, atuando como especialistas, e 163 alunos do CBAE. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados em duas rodadas, com a inclusão de perguntas abertas na segunda fase para aprofundar a análise. Os resultados demonstram que o CBAE na modalidade EaD tem um impacto positivo na aquisição de habilidades, no desenvolvimento de atitudes e na motivação dos alunos. Mais de 80% dos participantes concordaram que o curso é relevante, com informações claras e aplicáveis na prática. No entanto, a pesquisa também identificou a necessidade de aprimorar a fixação dos conteúdos e o estímulo à atualização contínua. A inclusão de recursos mais interativos, como jogos, simulações e vídeos, foi sugerida para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos. O estudo também traçou o perfil dos alunos do CBAE, revelando um público diversificado com diferentes motivações para realizar o curso. Com base nos resultados, o estudo propõe recomendações para aprimorar o CBAE, incluindo: (1) Habilidades ? implementar atividades práticas e materiais de reforço para melhorar a fixação do conteúdo; (2) Atitudes ? criar mecanismos de feedback e incentivos para o compartilhamento de conhecimentos; (3) Motivação ? oferecer materiais complementares e promover o engajamento pós-curso.This study evaluates the effectiveness of the Basic Emergency Response Course (CBAE), offered by the Santa Catarina Military Fire Department (CBMSC) in the Distance Learning (EaD) modality. With a duration of 40 hours, the course covers topics such as accident prevention, first aid and firefighting, aiming to train the community to act in emergency situations. The general objective of the study is to evaluate the effectiveness of the Basic Emergency Response Course offered by the Santa Catarina Military Fire Department from the perspective of the Community Programs Coordination of the Santa Catarina Military Fire Department and of the students of the course. The research uses the Kirkpatrick model to evaluate the effectiveness of the course at four levels: reaction, learning, behavior and results, focusing on three main attributes ? skill, attitude and motivation. The methodology used was the Delphi method, with the participation of 20 military personnel from the CBMSC Community Programs Coordination, acting as experts, and 163 CBAE students. Data were collected through questionnaires administered in two rounds, with open-ended questions included in the second phase to deepen the analysis. The results demonstrate that CBAE in the distance learning modality has a positive impact on the acquisition of skills, the development of attitudes and the motivation of students. More than 80% of participants agreed that the course is relevant, with clear and applicable information in practice. However, the research also identified the need to improve the retention of content and encourage continuous updating. The inclusion of more interactive resources, such as games, simulations and videos, was suggested to increase student engagement and motivation. The study also outlined the profile of CBAE students, revealing a diverse audience with different motivations for taking the course. Based on the results, the study proposes recommendations to improve CBAE, including: (1) Skills ? implement practical activities and reinforcement materials to improve content retention; (2) Attitudes ? create feedback mechanisms and incentives for knowledge sharing; (3) Motivation ? offer complementary materials and promote post-course engagement.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264957
Date: 2025


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