Title: | A formação de professores de língua portuguesa com enfoque na educação sociolinguística: avaliação de conhecimentos docentes e formação continuada |
Author: | Verdi, Silvia Erintiana |
Abstract: |
Este estudo investiga os conhecimentos sociolinguísticos dos professores de Língua Portuguesa das escolas da rede pública de Pouso Redondo-SC, com o intuito de propor um curso de formação continuada que capacite esses profissionais para um ensino que valorize a variação linguística e combata o preconceito linguístico. A pesquisa parte da hipótese de que, tanto na formação inicial quanto na continuada, esses professores tiveram pouco ou nenhum contato com a Sociolinguística. Para atestá-la, foram analisados os conteúdos de cursos de formação continuada formativos dos últimos cinco anos das redes municipal e estadual de Pouso Redondo-SC e entrevistados professores de Língua Portuguesa das duas redes. Além disso, foi realizada uma roda de conversa com os professores participantes das entrevistas sobre a Sociolinguística e a Pedagogia da Variação Linguística (Faraco, 2008; Bortoni-Ricardo, 2009; Coelho; Görski, 2009; Zilles; Faraco, 2015; Coelho et al., 2015, entre outros). Ao final, foi desenvolvida uma proposta de formação de professores inclusiva e democrática, que busca tornar o ensino da Língua Portuguesa mais coerente entre as redes municipal e estadual, minimizando as diferenças percebidas pelos alunos, quando da transferência de uma escola a outra de redes distintas, e promovendo uma educação que se atente à variação linguística, à diversidade linguística em sala de aula e à seleção dos materiais didático-pedagógicos. Abstract: This study investigates the sociolinguistic knowledge of Portuguese language teachers in public schools in Pouso Redondo-SC, aiming to propose a continuing education course that equips these professionals to teach in a way that values linguistic variation and combats linguistic prejudice. The research is based on the hypothesis that, both in initial and ongoing training, these teachers have had little or no in-depth contact with Sociolinguistics. To validate this, the content of Continuing Education Program from the last five years of the municipal and state schools in Pouso Redondo-SC was analyzed, and Portuguese language teachers from both schools were interviewed. Additionally, a discussion group was held with the interviewed teachers regarding Sociolinguistics and the Pedagogy of Linguistic Variation (Faraco, 2008; Bortoni-Ricardo, 2009; Coelho; Görski, 2009; Zilles; Faraco, 2015; Coelho et al., 2015, among others). Ultimately, an inclusive and democratic teacher training proposal was developed, aiming to make Portuguese language teaching more coherent between the municipal and state schools, minimizing the differences perceived by students when transferring from one school to another in different educational networks, and promoting an education attentive to linguistic variation, linguistic diversity in the classroom, and the selection of didactic-pedagogical materials. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264424 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPLE0065-D.pdf | 1.060Mb |
View/ |