Title: | Terminologia aplicada ao ensino de Ciências Biológicas em videoprovas do ENEM em Libras |
Author: | Batista, Jerlan Pereira |
Abstract: |
A presente pesquisa aborda discussões em torno da Linguística da Língua Brasileira de Sinais, Libras, e traz contribuição significativa para o campo da Terminologia das línguas de sinais, com ênfase na Terminologia Aplicada ao ensino de Ciências Naturais, campo que compreende a importância do contexto educacional e como os termos específicos da área pode ser compreendido pelos alunos surdos. O seu objetivo geral consiste em analisar a compreensão de terminologias das Ciências Biológicas de videoprovas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Libras por estudantes surdos do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Pernambuco. Para tanto, optou-se por uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, e que se enquadra em uma pesquisa-ação, do tipo estudo de caso. Os procedimentos metodológicos ocorreram seguindo os seguintes passos principais: a) Identificação de terminologias nas videoprovas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem em Libras dos anos de 2019, 2020 e 2021; b) Seleção, a partir das terminologias identificadas, daquelas a serem avaliadas pelos sujeitos surdos participantes da pesquisa; c) Conhecimento do perfil e interesse dos sujeitos surdos quanto ao Exame Nacional do Ensino Médio por meio da aplicação de entrevistas; d) Explanação de terminologias selecionados para os estudantes surdos do 3º ano do Ensino Médio que farão a prova do Enem; e) Apresentação de videoprovas do Enem em Libras para os participantes; e f) Análise de opiniões levantadas por meio da aplicação de questionário, com o intuito de perceber a compreensão das terminologias aplicadas e expostas de videoprovas do Enem em Libras. Como resultados, averiguamos a compreensão dos estudantes surdos que estudam no último ano do Ensino Médio referente as terminologias das Ciências Biológicas presentes em questões do Enem em Libras. Abstract: This research addresses discussions around the Linguistics of Brazilian Sign Language, Libras, and brings a significant contribution to the field of Terminology of sign languages, with an emphasis on Terminology Applied to the teaching of Natural Sciences, a field that understands the importance of the educational context and how the specific terms of the area can be understood by deaf students. Its general objective is to analyze the understanding of terminologies in Biological Sciences from National Exam for High School (Enem) video exams in Libras by deaf high school students at a state school in Pernambuco. To this end, a quantitative-qualitative research approach was chosen, which fits into an action research framework of the case study type. The methodological procedures followed these main steps: a) Identification of terminologies in the Enem video exams for Natural Sciences and their Technologies in Libras from the years 2019, 2020, and 2021; b) Selection, from the identified terminologies, of those to be evaluated by the deaf participants in the research; c) Understanding the profile and interests of the deaf subjects regarding the National High School Exam through interviews; d) Explanation of the selected terminologies to the deaf students in their final year of high school who will take the Enem; e) Presentation of Enem video exams in Libras to the participants; and f) Analysis of opinions gathered through a questionnaire, aiming to assess the understanding of the applied and presented terminologies in Enem video exams in Libras. As results, we observed the comprehension of deaf students in their final year of high school regarding the terminologies in Biological Sciences present in Enem questions in Libras. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263739 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLLG0989-T.pdf | 4.775Mb |
View/ |