Title: | Ensino de biologia sob uma perspectiva evolutiva: compreendendo a diversidade animal através da sistemática filogenética |
Author: | Prates, Cláudia Pacheco |
Abstract: |
A evolução deve ser o eixo norteador dos conteúdos da Biologia, trazendo luz a outros conteúdos estudados, como a Sistemática Filogenética, onde compreender como os seres vivos evoluíram ao longo do tempo, levando em consideração alguns aspectos, como embriologia e anatomia comparada, fisiologia e as características ancestrais, fez com que os assuntos em biologia tivessem uma nova perspectiva. Este trabalho de conclusão de mestrado, teve como objetivo abordar a perspectiva evolutiva com o auxílio dos conceitos em sistemática filogenética, através de uma sequência didática com duas atividades complementares essenciais: a construção de um cladograma coletivo dos animais invertebrados e cordados vertebrados, construído pelos alunos de forma física para o ensino da Zoologia, transcrevendo suas características para posterior comparação e aprofundamento acerca do assunto e na sequência uma segunda atividade e a confecção de cartas inspiradas no desenho Pokémon, desenho muito popular dos anos 90, para a aprendizagem sobre os animais e seu processo evolutivo, além da argumentação desenvolvida pelos alunos para a ?batalha final?, onde os alunos tiveram que defender seu Pokémon para que ele sobrevivesse. Contudo, essas atividades oportunizaram aos alunos e aos professores que desejarem utilizar esse material, ter acesso a uma sequência didática mais interativa e criativa sobre Zoologia, Sistemática Filogenética a partir dos conceitos em evolução, além da interação entre os alunos e professor. Abstract:Evolution must be the guiding axis of Biology content, bringing light to other content studied, such as phylogenetic systematics, where understanding how living beings have evolved over time, taking into account some aspects, such as embryology and comparative anatomy, physiology and ancestral characteristics, gave biology subjects a new perspective. This master's degree work aimed to address the evolutionary perspective with the help of concepts in phylogenetic systematics, through a didactic sequence with two essential complementary activities: the construction of a collective cladogram of invertebrate animals and vertebrate chordates, constructed by the students in a physical way for teaching Zoology, transcribing its characteristics for later comparison and deepening on the subject and then a second activity and the making of cards inspired by the Pokémon cartoon, a very popular cartoon from the 90s, for learning about animals and its evolutionary process, in addition to the arguments developed by the students for the ?final battle?, where the students had to defend their Pokémon so that it could survive. However, these activities provided the opportunity for students and teachers who wish to use this material to have access to a more interactive and creative teaching sequence on Zoology, Phylogenetic Systematics based on evolving concepts, in addition to interaction between students and teacher |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263180 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PROFBIO0062-D.pdf | 12.48Mb |
View/ |