Antropologia e seu ofício: uma revisão integrativa de literatura

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Title: Antropologia e seu ofício: uma revisão integrativa de literatura
Author: Oliveira, Arielle Caroline de Souza
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso se insere no tema da Antropologia e Profissão, tomando como seu objeto de investigação o debate em torno do debate do processo de regulamentação e profissionalização da Antropologia e seus desafios no mercado de trabalho brasileiro. A análise desses debates buscou proporcionar uma compreensão mais ampla do papel da antropologia enquanto profissão além da docência e pesquisa no ensino superior, explorando como essa disciplina encontrou espaço no mercado de trabalho e quais são as implicações dessa inserção. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa de revisão integrativa de literatura a partir de documentos extraídos de repositórios institucionais de universidades federais que ofertam o curso de graduação e pós-graduação em Antropologia, bem como da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Foram compilados e analisados 18 (dezoito) documentos, entre artigos, dissertações, teses, relatórios e notas públicas. A partir deste universo analítico, conclui-se que é no processo formativo desde a graduação que se constroem as bases para atuação profissional, que precisa estar atenta às demandas que emergem da realidade social, assumindo um compromisso social no próprio ato de formar profissionais. Quanto ao reconhecimento legal da profissão, identificou-se um impacto da falta de regulamentação, que possibilita práticas problemáticas que incorrem em questões éticas do ofício antropológico.This monograph addresses the theme of Anthropology and Profession, focusing on the debate surrounding the process of regulation and professionalization of Anthropology and its challenges in the Brazilian job market. The analysis of these debates sought to provide a broader understanding of the role of anthropology as a profession beyond teaching and research in higher education, exploring how this discipline has found space in the job market and the implications of this insertion. Methodologically, it involved a qualitative, integrative literature review based on documents extracted from institutional repositories of federal universities offering undergraduate and graduate courses in Anthropology, as well as from the Brazilian Association of Anthropology (ABA). A total of 18 documents were compiled and analyzed, including articles, dissertations, theses, reports, and public statements. Based on this analytical framework, the study concludes that it is during the formative process, starting in undergraduate education, that the foundations for professional practice are established. This practice must be attuned to the demands emerging from social reality, assuming a social commitment in the very act of training professionals. Regarding the legal recognition of the profession, the study identified an impact from the lack of regulation, which enables problematic practices that raise ethical issues in the anthropological profession
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Antropologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262974
Date: 2024-12-16


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