Antropologia e seu ofício: uma revisão integrativa de literatura
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bonetti, Alinne de Lima |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Arielle Caroline de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2025-01-30T16:07:13Z |
|
dc.date.available |
2025-01-30T16:07:13Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262974 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Antropologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso se insere no tema da Antropologia e
Profissão, tomando como seu objeto de investigação o debate em torno do
debate do processo de regulamentação e profissionalização da
Antropologia e seus desafios no mercado de trabalho brasileiro. A análise
desses debates buscou proporcionar uma compreensão mais ampla do
papel da antropologia enquanto profissão além da docência e pesquisa no
ensino superior, explorando como essa disciplina encontrou espaço no
mercado de trabalho e quais são as implicações dessa inserção.
Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa de revisão
integrativa de literatura a partir de documentos extraídos de repositórios
institucionais de universidades federais que ofertam o curso de graduação
e pós-graduação em Antropologia, bem como da Associação Brasileira de
Antropologia (ABA). Foram compilados e analisados 18 (dezoito)
documentos, entre artigos, dissertações, teses, relatórios e notas públicas.
A partir deste universo analítico, conclui-se que é no processo formativo
desde a graduação que se constroem as bases para atuação profissional,
que precisa estar atenta às demandas que emergem da realidade social,
assumindo um compromisso social no próprio ato de formar profissionais.
Quanto ao reconhecimento legal da profissão, identificou-se um impacto
da falta de regulamentação, que possibilita práticas problemáticas que
incorrem em questões éticas do ofício antropológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This monograph addresses the theme of Anthropology and Profession, focusing on the debate surrounding the process of regulation and professionalization of Anthropology and its challenges in the Brazilian job market. The analysis of these debates sought to provide a broader understanding of the role of anthropology as a profession beyond teaching and research in higher education, exploring how this discipline has found space in the job market and the implications of this insertion. Methodologically, it involved a qualitative, integrative literature review based on documents extracted from institutional repositories of federal universities offering undergraduate and graduate courses in Anthropology, as well as from the Brazilian Association of Anthropology (ABA). A total of 18 documents were compiled and analyzed, including articles, dissertations, theses, reports, and public statements. Based on this analytical framework, the study concludes that it is during the formative process, starting in undergraduate education, that the foundations for professional practice are established. This practice must be attuned to the demands emerging from social reality, assuming a social commitment in the very act of training professionals. Regarding the legal recognition of the profession, the study identified an impact from the lack of regulation, which enables problematic practices that raise ethical issues in the anthropological profession |
pt_BR |
dc.format.extent |
77 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
antropologia |
pt_BR |
dc.subject |
ética |
pt_BR |
dc.subject |
profissionalização |
pt_BR |
dc.subject |
anthropology |
pt_BR |
dc.subject |
ethics |
pt_BR |
dc.subject |
professionalization |
pt_BR |
dc.title |
Antropologia e seu ofício: uma revisão integrativa de literatura |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar