Title: | Sociodrama pedagógico matricial para educação continuada de coordenadores de proteção e defesa civil em contextos de eventos extremos no Estado de Santa Catarina |
Author: | Teixeira, Antonia Benedita |
Abstract: |
Esta pesquisa teve por objetivos avaliar o sociodrama pedagógico matricial enquanto metodologia ativa para desenvolvimento de um Protocolo de Capacitação para os 20 (vinte) Coordenadores Regionais em Proteção e Defesa Civil, preparando-os para ação. A fundamentação partiu da compreensão fenomenológica existencial que deu as bases para a socionomia (sociodinâmica, sociometria e sociatrica), além das contribuições da Teoria ?U?, os Objetivos de Desenvolvimento Interno (ODI), e, a Teoria do Núcleo do Eu. Esta pesquisa é classificada como pesquisa-ação, qualitativa, exploratória e descritiva. A metodologia utilizada partiu do sociodrama pedagógico matricial como metodologia ativa e aprendizagem profunda, caracterizada pela intervenção através de técnicas e jogos psicodramáticos para promover conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Os resultados apontaram que, através das diferentes áreas psicossomáticas (mente, corpo e ambiente) que se remetem a diferentes formas de mobilização para ação através dos sociodramas pedagógicos matriciais, os Coordenadores Regionais precisam de processos diferenciados de capacitação, nas diferentes etapas do ciclo de Proteção e Defesa Civil. Concomitantemente, a partir dos resultados apresentados, constatou-se que o sociodrama pedagógico matricial se mostrou validado para mobilização para ação e, portanto, como fundamento para o produto técnico (Protocolo) resultante desta pesquisa, orientado como guia de orientação para formação de Coordenadores Regionais em Proteção e Defesa Civil. Abstract: This research aimed to evaluate the matrix pedagogical sociodrama as an active methodology for developing a Training Protocol for the 20 (twenty) Regional Civil Protection and Defense Coordinators? preparing them for action. The foundation came from the existential phenomenological understanding that provided the basis for socionomy (sociodynamics, sociometry and sociatrics), in addition to the contributions of the ?U? Theory, the Objectives of Internal Development (ODI), and the Theory of the Core of the Self. This research is classified as action-research, qualitative, exploratory and descriptive. The methodology used came from Matrix Pedagogical Sociodrama as an active methodology and deep learning, characterized by intervention through psychodramatic techniques and games to promote knowledge, skills and attitudes (CHA). The results showed that through the different psychosomatic areas (mind, bbody and environment) that refer to different forms of mobilization for action through matrix pedagogical sociodramas, regional coordinators need differentiated training processes, in the different stages of the civil protection and defense cycle. At the same time, from the results presented, it was found that the matrix pedagogical sociodrama proved to be validated for mobilization for action, and, therefore, as a basis for the technical product (Protocol) resulting from this research, oriented as a guide for training Regional Coordinators in Protection and Civil Defense. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262860 |
Date: | 2023 |
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PGDN0024-D.pdf | 7.791Mb |
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