Title: | O ensino por investigação na biologia: catalogação de sequências didáticas para uso em sala de aula em TCMs do PROFBIO da Região Sul |
Author: | Cavalcante, Raphael Gadelha |
Abstract: |
Com a homologação da terceira versão da BNCC, as áreas do conhecimento passaram por uma reformulação centrada no protagonismo estudantil para a construção do conhecimento e, dentre elas, destacamos a área das Ciências da Natureza. Para tal, se faz necessário a utilização de metodologias e abordagens didáticas como, por exemplo, o Ensino por Investigação (EI), que oportuniza aos estudantes essa atuação ativa no seu processo de aprendizagem. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo analisar e catalogar, por meio da curadoria educacional, a presença do Ensino por Investigação em Sequências Didáticas (SD), implementadas no componente curricular de Biologia no ensino médio, nos Trabalhos de Conclusão do Mestrado (TCMs) do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBIO) da região sul. A prospecção dos trabalhos foi feita nos repositórios das Universidades Federais do Paraná (UFPR) e de Santa Catarina (UFSC) e, logo após, feitas análises e consequente organização e fichamento dos TCMs. Do total de 116 trabalhos, 39 possuem SDs contendo os aspectos do EI e, sendo 23 da UFPR e 16 da UFSC, posteriormente foi realizada uma análise de cada um deles, verificando e apontando pontos como: o objeto do conhecimento abordado, a duração das atividades em horas/aula, as estratégias didáticas utilizadas bem como, uma síntese do trabalho e suas potencialidades e dificuldades. Observa-se a presença de grande diversidade em todos os aspectos analisados, com destaque para presença dos objetos do conhecimento vírus e viroses em cinco trabalhos, bioquímica em sete trabalhos e botânica em oito trabalhos. Podemos observar que 59% dos trabalhos apresentam Sequências Didáticas com duração de até dez horas/aula, o que favorece a sua implementação em sala de aula. As estratégias que tiveram destaque de maior utilização foram: o uso das tecnologias educacionais que está presente em 61,53% das SDs; as aulas práticas que aparecem em 64,1%; e o trabalho em pequenos grupos, que está presente em 100% das SDs. Essa análise e fichamento proporcionou a catalogação dos trabalhos e confecção de um acervo contendo sugestões de atividades que se utilizam do ensino por investigação, para professores de Biologia do Ensino Médio. É fundamental que o professor tente diversificar suas abordagens no ensino, visando proporcionar dinamicidade e estímulo aos estudantes na construção de seus conhecimentos. Portanto, este trabalho visa oferecer aos educadores em Ciências ferramentas para facilitar a inclusão da prática científica em seu planejamento, visando a aplicação dessa perspectiva na educação básica. Abstract: With the approval of the third version of the BNCC (National Common Curricular Base), the areas of knowledge underwent a reformulation centered on student protagonism for knowledge construction, particularly highlighting the area of Natural Sciences. For this, it is necessary to use methodologies and didactic strategies such as Inquiry-Based Learning (IBL), which provides students with an active role in their learning process. Thus, this work aimed to analyze and catalog, through educational curation, the presence of Inquiry-Based Learning in didactic sequences (DS) implemented in the Biology curriculum component in high school, within the Master?s Theses (MTs) of the Professional Master's Program in Biology Teaching (ProfBIO) in the southern region. The prospecting of the works was conducted in the repositories of the Federal Universities of Paraná and Santa Catarina, followed by analyses, organization, and filing of the MTs. Of a total 116 works, 39 of them have DSs containing IBL aspects, 23 of UFPR and 16 of UFSC, after each one was analyzed to identify and highlight points such as: the knowledge object addressed, the duration of activities in hours/classes, the didactic strategies used, as well as a synthesis of the work, including its potentialities and difficulties. There is significant diversity in all analyzed aspects, with emphasis on the presence of knowledge objects like viruses and viruses in five works, biochemistry in seven works, and botany in eight works. It was observed that 59% of the works present didactic sequences lasting up to ten hours/classes, which facilitates their implementation in the classroom. The strategies that stood out the most were: the use of educational technologies, present in 61.53% of the DSs; practical classes, appearing in 64.1%; and small group work, present in 100% of the DSs. This analysis and filing enabled the cataloging of the works and the creation of a collection containing activity suggestions using inquiry-based learning for high school Biology teachers. It is essential for teachers to diversify their teaching approaches to provide dynamism and stimulate students in constructing their knowledge. Therefore, this work aims to offer Science educators tools to facilitate the inclusion of scientific practice in their planning, aiming to apply this perspective in basic education. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262213 |
Date: | 2024 |
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PROFBIO0057-D.pdf | 35.00Mb |
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