Redesign da interface de resultados do sistema de autoavaliação institucional da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Redesign da interface de resultados do sistema de autoavaliação institucional da UFSC

Show full item record

Title: Redesign da interface de resultados do sistema de autoavaliação institucional da UFSC
Author: Rech, Laura de Brito
Abstract: As autoavaliações institucionais no ambiente universitário desempenham um papel fundamental ao capturar como a comunidade acadêmica percebe e expressa as qualidades e desafios da instituição. Essas avaliações oferecem percepções valiosas que orientam o desenvolvimento estratégico da universidade e influenciam suas práticas. No entanto, o processo de autoavaliação institucional da Universidade Federal de Santa Catarina enfrenta desafios significativos, como a perda de participantes e a insatisfação pela falta de retorno sobre os resultados e as ações tomadas. Visando contribuir para resolução desses problemas, este PCC propõe o redesign do sistema com o objetivo de melhorar sua usabilidade e a visualização dos resultados das pesquisas institucionais. Para tal , foi adotado o Método Iterato, uma abordagem cíclica e centrada no usuário que permite revisões contínuas do projeto conforme surgem novas necessidades. Com base nas quatro etapas principais do método, o estudo analisou o sistema atual, chamado Collecta, identificando requisitos essenciais de usabilidade, que foram traduzidos em um design de navegação clara e em uma organização visual dos dados que favorece uma compreensão intuitiva. As interfaces finais priorizaram a exibição dos resultados em forma de gráficos, organizados a partir de eixos e dimensões de avaliação determinadas pela legislação e uso de gráficos
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261777
Date: 2024-12-05


Files in this item

Files Size Format View Description
Projeto de Conc ... nal da UFSC_Laura Rech.pdf 44.73Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar