Title: | Rebranding Sentido Único |
Author: | Dias, Ricardo Antonio |
Abstract: |
Rebranding é um processo de redesign de uma identidade de marca, no qual as mudanças podem ser feitas de uma forma mais singela mantendo elementos da marca ou uma mudança geral onde se modifica diversos elementos da mesma, o que será modificado e como será feito depende do objetivo da marca. A finalidade do rebranding é geralmente atualizar a marca para melhor se alinhar com suas metas atuais, atrair novos clientes, superar crises, modernização ou simplesmente refletir uma evolução da empresa. Com isso, este projeto de conclusão de curso tem como objetivo apresentar um processo de estruturação e adequação da marca Sentido Único - uma marca de produtos de vestuário esportivo - para a atualidade, construindo partes da marca que não haviam sido previamente planejadas, renovando sua identidade visual e posicionamento para que se adeque aos objetivos atuais da marca. Para isso, foi utilizada a metodologia TXM Branding na qual o processo de desenvolvimento da marca é dividido em três fases distintas. A primeira fase, chamada de fase T (Think), tem como principal objetivo estabelecer o DNA da marca, além de definir seu propósito e posicionamento. A segunda fase, identificada como fase X (eXperience), foca na criação da identidade visual da empresa. A fase M (Manage), que se encarrega da promoção interna e externa da marca, não foi desenvolvida para este projeto. Ao término do processo,foi entregue toda pesquisa e estruturação da marca e o sistema de identidade visual desenvolvido para a marca Sentido Único contendo um novo logo, paleta de cores, tipografia, padronagens, motion logo e mockups das peças da marca. Suas características e aplicações foram apresentadas em um Brand Book. Rebranding is a process of redesigning a brand identity, in which changes can be made in a more subtle way, maintaining brand elements, or a general change where several elements of the brand are modified. What will be modified and how it will be done depends on the brand's objective. The purpose of rebranding is generally to update the brand to better align with its current goals, attract new customers, overcome crisis, modernize, or simply reflect a company's evolution. Therefore, this final project aims to present a process of structuring and adapting the Sentido Único brand - a brand of sports apparel products - to the present day, building parts of the brand that had not been previously planned, renewing its visual identity and positioning to suit the brand's current objectives. To this end, the TXM Branding methodology was used, in which the brand development process is divided into three distinct phases. The first phase, called the T phase (Think), has as its main objective to establish the brand's DNA, as well as define its purpose and positioning. The second phase, identified as the X phase (eXperience), focuses on creating the company's visual identity. The M phase (Manage), which is responsible for the internal and external promotion of the brand, was not developed for this project. At the end of the process, a visual identity system was developed for the Sentido Único brand, with its characteristics and applications presented in a Brand Book. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261744 |
Date: | 2024-12-05 |
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Relatório PCC 2 ... o_Dias_Design UFSC.pdf.pdf | 33.42Mb |
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TCC | |
MRT PCC 2024-2_ ... o_Dias_Design UFSC.pdf.pdf | 159.7Mb |
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Brandbook - Manual de marca |