A dimensão da identidade profissional na formação do assistente social: o protagonismo dos egressos

DSpace Repository

A- A A+

A dimensão da identidade profissional na formação do assistente social: o protagonismo dos egressos

Show full item record

Title: A dimensão da identidade profissional na formação do assistente social: o protagonismo dos egressos
Author: Albiero, Cleci Elisa; Brun, Adriane Buhrer Baglioli; Gorreis, Rejane Fatima
Abstract: Este artigo se propõe a refletir sobre a dimensão da identidade profissional na formação do assistente social, considerando dados de pesquisa com egressos do curso de Serviço Social de uma instituição privada. Refletir a dimensão da identidade profissional, provoca-nos a pensar a historicidade da profissão dotada de uma perspectiva ontológica, de mediações com o concreto e com as dimensões da sociedade, a qual lhes atribui características profissionais constituindo uma identidade. A pesquisa, qualitativa com dados quantitativos, desenvolveu-se entre junho de 2021 a maio de 2022, com os egressos do Serviço Social dos anos 2018/2019/2020. De 932 sujeitos, a representatividade de respostas atingiu 8,26% do total. Os principais resultados apontam que 72,7% definem a profissão de Serviço Social como um profissional técnico operativo e 92,2% compreendem que as dimensões constitutivas da profissão contribuiram totalmente para a sua formação e compreeensão do que é o Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261634
Date: 2024-12-12


Files in this item

Files Size Format View
SSO Albieiro.pdf 321.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar