Direitos humanos e educação infantil: uma análise do cenário brasileiro
Show full item record
Title:
|
Direitos humanos e educação infantil: uma análise do cenário brasileiro |
Author:
|
Dalbello, Simone; Moser, Liliane
|
Abstract:
|
O artigo pretende analisar o Direito Humano à educação infantil, realizando
uma análise do cenário brasileiro. Para tanto, utilizamos de revisão bibliográfica junto
às produções científicas no campo da educação, articulando com um estudo teórico
no campo dos direitos humanos. Assim, o trabalho está dividido em uma primeira parte
de breve conceitualização do campo dos Direitos Humanos e o recorte desse debate
no campo da educação; posteriormente, realizamos alguns apontamentos sobre a
educação infantil e seu histórico de consolidação no Brasil, e, por fim, traça-se breves
conclusões sobre a temática e sobre alguns pontos atinentes ao cenário da Educação
Infantil no Brasil. Percebemos na literatura pesquisada que permanece forte
desigualdade no acesso aos serviços de educação infantil, mediada pela renda das
famílias, pela escolaridade das mães, pela raça/cor, pelo trabalho remunerado das
mães, entre outros condicionantes de desigualdade social e educacional e onde a
qualidade dessa oferta também caminha morosamente. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261522
|
Date:
|
2024-12-12 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar