Title: | Estampas bordadas desenvolvidas a partir de uma metodologia do Design como forma de dar visibilidade para o fazer manual brasileiro |
Author: | Magnus, Laura Schefer |
Abstract: |
O presente projeto de conclusão de curso (PCC) teve por objetivo desenvolver uma coleção de estampas bordadas a partir da metodologia Duplo Diamante (Design Council, 2005). A proposta busca compreender como processos artesanais podem se beneficiar de conhecimentos do Design em seu processo criativo e de execução para fomentá-los e potencializá-los. A metodologia usada é dividida nas etapas Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar. Na etapa Descobrir, foram realizadas análises de similares, entrevista com um empreendimento criativo de bordado e pesquisa netnográfica exploratória de fenômenos relacionados à prática manual. Na etapa Definir, foram analisados quais termos e assuntos foram mais relevantes durante a etapa anterior para que eles delimitassem os temas da coleção. A partir dos temas definidos “Mulheres artistas”, “Brasilidade” e “Fazer manual” e seus respectivos painéis semânticos, foram desenvolvidas 40 alternativas de estampas que exploraram símbolos e ícones dos temas da coleção. Na etapa Entregar, foram elaboradas as fichas técnicas da coleção, mockups das estampas que não foram bordadas, duas peças materializadas e um ensaio de fotos para divulgação da coleção. Ao final, o objetivo principal do trabalho foi atingido e todos os requisitos do projeto considerados obrigatórios foram alcançados. This project aimed to develop a collection of embroidered patterns using the Double Diamond methodology (Design Council, 2005). The proposal seeks to understand how artisanal processes can benefit from design knowledge in their creative and execution processes, enhancing and empowering them. The Double Diamond methodology consists of four phases: Discover, Define, Develop, and Deliver. In the Discover phase, analyses of similar works, interviews with a creative embroidery enterprise, and exploratory netnographic research on phenomena related to manual practices were conducted. In the Define phase, the most relevant terms and topics from the previous stage were analyzed to define the collection's themes. Based on the defined themes—“Women Artists,” “Brazilianness,” and “Handmaking” and their respective semantic panels, 40 pattern alternatives were developed, exploring symbols and icons related to the collection's themes. In the Deliver phase, technical sheets for the collection, mockups of the unembroidered patterns, two embroidered pieces, and a photoshoot for promotional purposes were created. Ultimately, the primary objective of the project was achieved, and all mandatory project requirements were met. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261474 |
Date: | 2024-12-04 |
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Relatório PCC 2024-2_Laura Magnus_Design UFSC.pdf | 41.00Mb |
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TCC | |
MRT PCC 2024-2_Laura Magnus_Design UFSC.pdf | 533.8Kb |
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MRT |