Title: | Análise de viabilidade técnica e financeira da operação de veículos urbanos de carga elétricos em entregas last mile: um estudo de caso de startup nacional |
Author: | de Azevedo, Samuel Augusto Pasquali |
Abstract: |
A adoção de veículos elétricos (VEs) tem se consolidado como uma alternativa importante para reduzir as emissões de poluentes causadas por veículos a combustão. No Brasil, o uso crescente de veículos particulares, motivado pelo envelhecimento da frota e pela baixa aprovação do transporte público, faz das emissões automotivas a principal fonte de poluição nas áreas urbanas. A ampliação do uso de VEs traz também novos desafios para a infraestrutura elétrica, que precisa ser regulamentada para evitar sobrecargas e aumentos nas tarifas de energia. O setor logístico, responsável por uma parcela significativa do PIB nacional, segue em expansão, motivado pela necessidade de competitividade e pela crescente demanda por entregas. A fase final de entrega, conhecida como "última milha", é a etapa mais custosa e ambientalmente impactante do processo, devido a fatores como combustível, tempo em trânsito e manutenção. Com a previsão de aumento substancial na demanda por entregas nas próximas décadas, o setor precisará ampliar a frota de veículos urbanos de entrega, o que reforça a importância de alternativas mais sustentáveis. Empresas de mobilidade elétrica, têm inovado com o lançamento de veículos totalmente elétricos, projetados para entregas rápidas nas cidades, contribuindo para uma logística mais moderna e sustentável. Através do estudo de caso da startup Arrow Mobility e utilizando seu modelo de lançamento como referência, foram analisados parâmetros quantitativos e qualitativos com o objetivo de estimar dados sobre consumo, manutenção, depreciação, capacidade de carga, custos e viabilidade técnica e econômica. A análise visou avaliar a viabilidade da operação de um negócio logístico, tomando a cidade de São Paulo (SP) e a empresa Mercado Livre como base de estudo. Para fins comparativos, também foram mapeados os principais concorrentes diretos do modelo elétrico, que passaram pelos mesmos critérios de análise. Os resultados obtidos evidenciam as vantagens e desvantagens de cada tecnologia. Enquanto os utilitários a combustão apresentam uma clara vantagem em termos de autonomia e opções de abastecimento, o modelo elétrico se destaca por sua maior rentabilidade e eficiência operacional, além de apresentar menores impactos ambientais. O estudo também incluiu comparativos entre os principais elementos analisados, evidenciando como esses fatores influenciam a operação do negócio. Em termos de custos, o modelo elétrico apresenta um valor de aquisição mais elevado, mas seus custos operacionais diários são significativamente menores, o que torna a operação mais vantajosa a longo prazo. Esse diferencial econômico, aliado à redução dos impactos ambientais, torna o modelo elétrico uma alternativa promissora para o setor logístico, especialmente em um contexto urbano como o de São Paulo, onde a busca por soluções sustentáveis e eficientes é cada vez mais necessária. O trabalho, portanto, aponta que, apesar do maior custo inicial, o modelo elétrico possui um potencial de viabilidade econômica superior, oferecendo uma solução mais sustentável e alinhada com as tendências de inovação tecnológica e responsabilidade ambiental no setor de transportes. The adoption of electric vehicles (EVs) has emerged as an important alternative to reduce pollutant emissions caused by combustion vehicles. In Brazil, the increasing use of private vehicles, driven by the aging fleet and low public transport satisfaction, has made automotive emissions the main source of pollution in urban areas. The expansion of EVs also brings new challenges for the electric infrastructure, which must be regulated to prevent overloads and increases in energy tariffs. The logistics sector, which accounts for a significant share of the national GDP, continues to grow, driven by competitiveness needs and the rising demand for deliveries. The final delivery stage, known as the “last mile,” is the most costly and environmentally impactful part of the process due to factors like fuel consumption, transit time, and maintenance. With a substantial increase in delivery demand expected in the coming decades, the sector will need to expand its fleet of urban delivery vehicles, emphasizing the importance of more sustainable alternatives. Electric mobility companies have been innovating with the launch of fully electric vehicles, designed for quick urban deliveries, contributing to a more modern and sustainable logistics approach. Through the case study of the startup Arrow Mobility and using its launch model as a reference, quantitative and qualitative parameters were analyzed to estimate data on consumption, maintenance, depreciation, payload capacity, costs, and technical and economic feasibility. The analysis aimed to assess the viability of operating a logistics business, taking São Paulo (SP) and the company Mercado Livre as the study basis. For comparative purposes, the main direct competitors of the electric model were also mapped and subjected to the same analysis criteria.The results highlight the advantages and disadvantages of each technology. While combustion-powered utility vehicles show a clear advantage in terms of range and refueling options, the electric model stands out for its higher profitability and operational efficiency, as well asits reduced environmental impact. The study also included comparisons of key elements analyzed, demonstrating how these factors influence business operations.In terms of costs, the electric model has a higher purchase price, but its daily operating costs are significantly lower, making it more advantageous in the long run. This economic differential, combined with reduced environmental impacts, positions the electric model as a promising alternative for the logistics sector, especially in an urban context like São Paulo, where the demand for sustainable and efficient solutions is increasingly critical.The study concludes that despite the higher initial investment, the electric model offers superior economic viability, providing a more sustainable solution aligned with technological innovation trends and environmental responsibility in the transportation sector. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Energia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261472 |
Date: | 2024-11-29 |
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TCC Engenharia ... to Pasquali de Azevedo.pdf | 1.944Mb |
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