Title: | O sujeito pronominal de terceira pessoa em peças teatrais de Santa Catarina escritas nos séculos XIX e XX |
Author: | Fonceca, Iris Medeiros da |
Abstract: |
Nesta dissertação descrevo e analiso processos de mudança sintática no português brasileiro que resultam na realização do sujeito pronominal referencial de terceira pessoa e o comportamento de nossa língua ante o licenciamento do sujeito nulo. O corpus é composto por 6 peças teatrais escritas por autores catarinenses nascidos nos séculos XIX e XX, são elas: Raimundo (Álvaro de Carvalho, 1868), Quem desdenha quer comprar (Lacerda Coutinho, 1868), A estória (Ademir Rosa, 1990), Os lobos (Ademir Rosa, 1992), Flores de Inverno (Antônio Cunha, 1992) e As quatro estações (Antônio Cunha, 1998). A abordagem teórica que assumo para observar a mudança sintática é a competição de gramáticas (KROCH, 1989; 2001), proposta como um modelo teórico que analisa a língua a partir da intersecção de duas teorias linguísticas, a Teoria de Variação e Mudança e a Teoria Gerativa. Também é parte importante da abordagem teórica, o Parâmetro do Sujeito Nulo e os estudos de Maria Eugênia Lammoglia Duarte que tanto contribuíram para observar o comportamento ?peculiar? do PB ante o licenciamento do sujeito nulo, atestando uma mudança paramétrica que configura o PB como Língua de Sujeito Nulo Parcial. Para a análise dos dados, elaborei um ?envelope de variação? (TARALLO, 1997) tendo a realização do sujeito pronominal referencial de terceira pessoa como variável dependente; às variáveis independentes escolhidas são: elemento de concordância (singular vs. plural) padrões sentenciais, traço semântico-referencial, personagens, autores das peças. Os 673 dados foram categorizados em planilhas Excell e analisados no programa estatístico especializado para a linguística, GoldVarb (2005), e apresentaram resultados apontando para um aumento do preenchimento do sujeito de terceira pessoa de 11,4% na peça de Álvaro de Carvalho, para 23% na peça de Coutinho, um aumento considerável ainda no século XIX, e apresentando uma nova queda no século XX com 21,4% no total das peças de Ademir Rosa e, por fim, um novo aumento com Antônio Cunha na década de 1990, 38,8%. Os resultados ajudam a comprovar que Álvaro de Carvalho possui uma gramática de sujeitos nulos, distinta de seu contemporâneo, Coutinho, enquanto Ademir Rosa, representante do século XX, apresenta uma gramática de norma-padrão escrita do português. Abstract: In this dissertation I describe and analyze processes of syntactic change in Brazilian Portuguese that result in the realization of the third person referential pronominal subject and the behavior of our language in the face of the licensing of the null subject. The corpus consists of 6 plays written by authors from Santa Catarina born in the 19th and 20th centuries: Raimundo (Álvaro de Carvalho, 1868), Quem desdenha quer comprar (Lacerda Coutinho, 1868), A estória (Ademir Rosa, 1990), Os lobos (Ademir Rosa, 1992), Flores de Inverno (Antônio Cunha, 1992) and As quatro estações (Antônio Cunha, 1998). The theoretical approach I take to observe syntactic change is the competition of grammars (KROCH, 1989; 2001), proposed as a theoretical model that analyzes language from the intersection of two linguistic theories, the Theory of Variation and Change and the Generative Theory. Also, an important part of the theoretical approach is the Null Subject Parameter and the studies of Maria Eugênia Lammoglia Duarte, who contributed so much to observing the \"peculiar\" behavior of BP in the face of null subject licensing, attesting to a parametric change that configures BP as a Partial Null Subject Language. To analyze the data, I designed a \"variation envelope\" (TARALLO, 1997) with the realization of the third person referential pronominal subject as the dependent variable; the independent variables chosen are: element of agreement (singular vs. plural) sentential patterns, semantic-referential trait, characters, authors of the plays. The 673 data points were categorized in Excell spreadsheets and analyzed in the specialized statistical program for linguistics, GoldVarb (2005), and showed results pointing to an increase in the filling in of the third person subject from 11.4% in Álvaro de Carvalho's play, to 23% in Coutinho's play, a considerable increase still in the 19th century, and showing a further drop in the 20th century with 21.4% in the total of Ademir Rosa's plays and, finally, a further increase with Antônio Cunha in the 1990s, 38.8%. The results help to prove that Álvaro de Carvalho has a grammar of null subjects, different from his contemporary, Coutinho, while Ademir Rosa, a representative of the 20th century, has a grammar of standard written Portuguese. |
Description: | Dissertação (mestrado) ? Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261308 |
Date: | 2024 |
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PLLG0977-D.pdf | 1.554Mb |
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