INDICADORES NACIONAIS DA EXTENSÃO: UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA
Show full item record
Title:
|
INDICADORES NACIONAIS DA EXTENSÃO: UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA |
Author:
|
SOARES, PAULO VICTOR REBOUÇAS; MENDONÇA, IGOR THIAGO MARQUES; GRUBER, CRISLAINE
|
Abstract:
|
A extensão, indissociada do ensino e da pesquisa na educação profissional e tecnológica (EPT), caracteriza-se como um processo educativo que almeja integrar o discente à sociedade com uma formação cidadã baseada no diálogo no qual se busca entender e trazer as demandas e o conhecimento da sociedade para os domínios da escola para translada-lo sob a roupagem científica de maneira a aperfeiçoá-lo para então retornar e transformar os domínios sociais. Compreender os elementos que se destacam na sua manifestação é essencial para fortalecer a extensão como aglutinadora entre ensino, pesquisa e sociedade. Este estudo indutivo, de abordagem qualitativa, através de uma pesquisa exploratória de documentos legais, normativos e diretivos brasileiros galga os componentes que convergem em indicadores de extensão que possam ser empregados em painéis de observação sustentados por sistemas da informação moldados por boas práticas de governança de dados para exposição e sedimentação do cenário nacional das ações extensionistas na rede federal da EPT nos níveis de ensino médio técnico ao superior com vista ao princípio da transparência e prestação de contas à sociedade. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261095
|
Date:
|
2024-10-05 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar