INDICADORES NACIONAIS DA EXTENSÃO: UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA

DSpace Repository

A- A A+

INDICADORES NACIONAIS DA EXTENSÃO: UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA

Show full item record

Title: INDICADORES NACIONAIS DA EXTENSÃO: UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA
Author: SOARES, PAULO VICTOR REBOUÇAS; MENDONÇA, IGOR THIAGO MARQUES; GRUBER, CRISLAINE
Abstract: A extensão, indissociada do ensino e da pesquisa na educação profissional e tecnológica (EPT), caracteriza-se como um processo educativo que almeja integrar o discente à sociedade com uma formação cidadã baseada no diálogo no qual se busca entender e trazer as demandas e o conhecimento da sociedade para os domínios da escola para translada-lo sob a roupagem científica de maneira a aperfeiçoá-lo para então retornar e transformar os domínios sociais. Compreender os elementos que se destacam na sua manifestação é essencial para fortalecer a extensão como aglutinadora entre ensino, pesquisa e sociedade. Este estudo indutivo, de abordagem qualitativa, através de uma pesquisa exploratória de documentos legais, normativos e diretivos brasileiros galga os componentes que convergem em indicadores de extensão que possam ser empregados em painéis de observação sustentados por sistemas da informação moldados por boas práticas de governança de dados para exposição e sedimentação do cenário nacional das ações extensionistas na rede federal da EPT nos níveis de ensino médio técnico ao superior com vista ao princípio da transparência e prestação de contas à sociedade.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261095
Date: 2024-10-05


Files in this item

Files Size Format View
2024058.pdf 769.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar