INDICADORES NACIONAIS DA EXTENSÃO: UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA

DSpace Repository

A- A A+

INDICADORES NACIONAIS DA EXTENSÃO: UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA

Show simple item record

dc.contributor.author SOARES, PAULO VICTOR REBOUÇAS
dc.contributor.author MENDONÇA, IGOR THIAGO MARQUES
dc.contributor.author GRUBER, CRISLAINE
dc.date.accessioned 2024-11-19T13:36:05Z
dc.date.available 2024-11-19T13:36:05Z
dc.date.issued 2024-10-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261095
dc.description.abstract A extensão, indissociada do ensino e da pesquisa na educação profissional e tecnológica (EPT), caracteriza-se como um processo educativo que almeja integrar o discente à sociedade com uma formação cidadã baseada no diálogo no qual se busca entender e trazer as demandas e o conhecimento da sociedade para os domínios da escola para translada-lo sob a roupagem científica de maneira a aperfeiçoá-lo para então retornar e transformar os domínios sociais. Compreender os elementos que se destacam na sua manifestação é essencial para fortalecer a extensão como aglutinadora entre ensino, pesquisa e sociedade. Este estudo indutivo, de abordagem qualitativa, através de uma pesquisa exploratória de documentos legais, normativos e diretivos brasileiros galga os componentes que convergem em indicadores de extensão que possam ser empregados em painéis de observação sustentados por sistemas da informação moldados por boas práticas de governança de dados para exposição e sedimentação do cenário nacional das ações extensionistas na rede federal da EPT nos níveis de ensino médio técnico ao superior com vista ao princípio da transparência e prestação de contas à sociedade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title INDICADORES NACIONAIS DA EXTENSÃO: UMA VISÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2024058.pdf 769.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar