Title: | O arquivo dos cadernos de prova: caminhos para uma arqueologia da Prova de Redação do Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (1978-2024) |
Author: | Luz, Cristiane Martins de Paula |
Abstract: |
Esta dissertação apresenta uma análise discursiva dos enunciados da prova de redação aplicada no Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC 1978-2024), para qual foi atribuída a denominação de arqueologia, à luz de Foucault (2022 [1969]). A análise realizada neste trabalho é construída predominantemente com base nas formulações teóricas propostas por Foucault (1969), no que é compreendido como um método de se fazer análise do discurso. Desse modo, a busca por uma arqueologia da prova de redação do Vestibular da UFSC delimitou o objetivo geral da pesquisa. Para tanto, além de outras fontes, foi analisado o arquivo documental dos cadernos de prova de redação do Vestibular da UFSC (1978- 1979;1982-2020; 2022-2024) e dos atos normativos que regularam os certames. Na primeira seção, intitulada ?Uma Arqueologia da prova de redação no vestibular da UFSC?, além da apresentação do método de trabalho, delimita-se a materialidade histórica que envolve a prova de redação no Brasil e na UFSC. Na segunda seção, intitulada ?O arquivo dos cadernos de prova e dos atos normativos: o entrelaçamento entre instruções e normas?, está presente o movimento descritivo-analítico dos cadernos de prova de redação aplicada no Vestibular da UFSC e dos limites normativos e injuntivos nela implicados. Por fim, na última seção, intitulada ?O arquivo dos cadernos de prova de redação do vestibular da UFSC (1978-2024): o entrelaçamento entre terminologias e temas?, as terminologias extraídas das instruções e os temas selecionados para as redações foram objeto de análise mediante a problematização da incidência das propostas de temas sobre o processo de escrita esperado. De todo percurso, além de outros pontos e questões, verifica-se que ausência da dissertação no Vestibular da UFSC 2023 não é o acontecimento mais significativo no campo enunciativo delimitado. Das incursões realizadas, são as perspectivas de escrita que projetam um evento importante de mudança. Ao lado da possibilidade de gêneros da esfera artístico-literária, do aspecto tipológico narrar, o exercício da argumentação se apresenta de forma ainda mais nítida quando os temas, embora gerais, mobilizam dados e informações a serem debatidos. Abre-se, portanto, um lugar para reflexões sobre os efeitos da prova de redação em sala de aula, no processo de constituição da/pela escrita. Identifica-se, desse modo, que a prova de redação aplicada pela UFSC é um terreno profícuo para o outras ?escavações? e para o envolvimento de outras perspectivas teóricas, apresentando caminhos plurais de pesquisa, permitindo outras leituras, assim como outros recortes. Abstract: This thesis presents a discursive analysis of the statements of the essay exam applied in the Vestibular of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC 1978-2024), for which the denomination of archaeology was assigned, in light of Foucault (2022 [1969]). The analysis conducted in this work is predominantly constructed based on the theoretical formulations proposed by Foucault in the field of what is understood as a method of discourse analysis. Thus, the search for an archaeology of the UFSC Vestibular essay exam delimited the general objective of the research. To this end, in addition to other sources, the documentary archive of the essay exam notebooks of the UFSC Vestibular (1978-1979; 1982-2020; 2022-2024) and the normative acts that regulated the exams were analyzed. In the first section, entitled ?An Archaeology of the essay exam in the UFSC vestibular,? in addition to the presentation of the working method, the historical materiality involving the essay exam in Brazil and at UFSC is delimited. In the second section, entitled ?The archive of exam notebooks and normative acts: the intertwining between instructions and norms,? the descriptive-analytical movement of the essay exam notebooks applied in the UFSC Vestibular and the normative and injunction limits involved are present. Finally, in the last section, entitled ?The archive of the UFSC Vestibular essay exam notebooks (1978-2024): the intertwining between terminologies and themes,? the terminologies extracted from the instructions and the themes selected for the essays were analyzed through problematizing the incidence of proposed themes on the expected writing process of the candidate subject. Throughout the journey, it is observed that the absence of the dissertation in the UFSC 2023 Vestibular is not the most significant event in the delimited enunciative field. From the incursions made, it is the perspectives of writing that project an important event of change. Alongside the possibility of genres from the artistic-literary sphere, the narrative typological aspect, the exercise of argumentation becomes even clearer when the themes, although general, mobilize data and information to be debated. Thus, a field opens up for reflections on the effects of the essay exam in the classroom, in the process of constitution of/through writing. It is identified, therefore, that the essay exam applied by UFSC is a fruitful field for other ?excavations? and for the involvement of other theoretical fields, presenting plural research perspectives, allowing other readings, as well as other cutouts. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259016 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLLG0965-D.pdf | 7.299Mb |
View/ |