Narrativas cinematográficas no olhar das crianças surdas: uma experiência de cinema de animação stop-motion na escola

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Narrativas cinematográficas no olhar das crianças surdas: uma experiência de cinema de animação stop-motion na escola

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Title: Narrativas cinematográficas no olhar das crianças surdas: uma experiência de cinema de animação stop-motion na escola
Author: Gil Prieto, Anna
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo descrever analiticamente como seis crianças surdas, com idades entre 7 e 10 anos, expressam suas identidades e representam o seu cotidiano escolar através de um projeto de letramento cinematográfico de animação stop-motion desenvolvido numa escola bilíngue de Ensino Fundamental na região sul do Rio Grande do Sul. Nesse contexto microssocial de ensino, foco a análise na constituição do simbólico e nos elementos de representação de identidades surdas que emergem durante o processo de produção coletiva de um curta-metragem de animação em sala de aula. Além disso, busco compreender os modos pelos quais as crianças se relacionam com a linguagem de animação stop-motion e de que forma vão construindo sua dimensão dialógica-discursiva durante a elaboração do filme. Para tanto, a discussão teórica é norteada pela abordagem crítica e social da análise crítica do discurso, problematizando como os sujeitos produzem, reproduzem ou desafiam as formas canônicas e hegemônicas de representar suas identidades e formas de atuar no mundo. No mesmo embasamento teórico, são discutidas questões relacionadas a como o ser-surdo e a infância surda vêm sendo narrados. Sob esse viés, discutem-se as experiências visuais das crianças surdas na sua educação, problematizando, por vez, a forma como têm sido usados e entendidos os recursos imagéticos nas práticas de letramento na escola e como o trabalho com o cinema pode acrescentar outros olhares ao letramento visual das pessoas surdas. A abordagem metodológica é a de pesquisa participante, complementada, por vez, com instrumentos da abordagem etnográfica no contexto escolar, bem como com fundamentos teórico-metodológicos da análise crítica do discurso. A estrutura metodológica também é constituída com os aportes transdisciplinares das pesquisas criativas e colaborativas no campo da Linguística Aplicada, que incorporam um diálogo entre artes, translinguagem e práticas comunitárias como outra forma de fazer ciência. Nesse enquadramento metodológico, a geração de dados foi realizada principalmente por meio da observação-participante dos discursos, interações e produções fílmicas das crianças surdas durante as atividades da oficina de animação realizada no ano 2022, totalizando nove encontros de pesquisa de campo na escola, além da estreia do curta no ano 2023. O processo circular de análise é norteado pela abordagem microgenética de episódios de interação compondo uma narrativa de interpretação. As reflexões e considerações finais indicam que a oficina realizada promoveu práticas colaborativas, lúdicas e criativas favorecendo o desenvolvimento do letramento cinematográfico que, por vez, integrou a formação de conceitos perante as técnicas de animação stop-motion e potencializou outras formas de se expressar/de se narrar através de um hibridismo de línguas e linguagens. Os resultados ainda mostram o valor do cinema como meio de expressão e representação de subjetividades, bem como sua importância enquanto recurso nas práticas pedagógicas, artísticas e interculturais na educação das crianças surdas.Abstract: This research has the objective of describing analytically how six Deaf children, with an age range between 7 and 10 years old, express their identities and represent their school routine through a film literacy project of a stop motion animation developed in a bilingual Elementary School in the southern region of Rio Grande do Sul. Concerning this micro-social context of teaching, the analyses are focused on the constitution of symbolic features and on the elements of Deaf identities representation that emerge during the process of a collective production of an animation short movie in the classroom. Furthermore, this work seeks to comprehend how do children relate to the stop motion animation language and how do they gradually build their dialogical-discursive dimension during the production of the movie. In order to do so, the theoretical discussion is based on the critical and social approach of Critical Discourse Analysis, problematizing how do people produce, reproduce, or challenge the canonical and hegemonical representation forms of their identities and forms of being part of the world. Within this same theoretical framework, we discuss some issues about how being Deaf and the Deaf childhood have been narrated lately. Considering this approach, we also discuss the visual experiences of Deaf children in their Education, problematizing: i) how have image resources been understood and used in literacy practices at school and ii) how can the work with cinema contribute to other perspectives concerning visual literacy of Deaf people. Our methodological approach is characterized as a participatory action research, complemented with instruments from ethnographic approaches in school contexts as well as with theoretical-methodological fundamentals from the Critical Discourse Analysis. The methodological structure is also constituted of transdisciplinary frameworks from creative and collaborative research in the field of Applied Linguistics, that brings together a dialogue between arts, translanguaging and community practices as another way to produce science. Still considering this methodological framework, data generation was conducted through the participant observation of discourse, interaction and film production by the Deaf children during the activities proposed in the animation workshop in the year of 2022, totalizing nine meetings of field research in the school in addition to the first run of the short movie in 2023. The circular process of analysis is guided by the microgenetic approach of interaction episode, composing a narrative of interpretation. Our reflections and concluding remarks indicate that the organized workshop has promoted collaborative, ludic and creative practices, favoring the development of film literacy, that on some occasions has integrated the construction of concepts related to the techniques of stop motion animation and has also enabled other forms of expression and narration through a hybridism of languages. The results show the value of cinema as a mean of expression and representation of subjectivities, as well as an important resource in pedagogical, artistic and intercultural practices in the education of Deaf children.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259002
Date: 2023


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