Análise e Proposta de Plano de Marketing Digital: Estudo de um Empreendimento no Setor Solar

DSpace Repository

A- A A+

Análise e Proposta de Plano de Marketing Digital: Estudo de um Empreendimento no Setor Solar

Show full item record

Title: Análise e Proposta de Plano de Marketing Digital: Estudo de um Empreendimento no Setor Solar
Author: Gomes, Nathália Gil
Abstract: Nas últimas décadas, o avanço nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o aumento de usuários com acesso à internet transformaram a realidade tecnológica. Esse cenário abriu novas possibilidades para o Marketing Digital, essencial para a captação e fidelização de clientes. A pandemia de COVID-19 em 2020 acelerou a migração das empresas para o mercado digital, tornando o Marketing Digital vital para a sobrevivência e produtividade das empresas brasileiras. Paralelamente, o mercado da energia solar fotovoltaica cresceu significativamente, refletindo a demanda por soluções energéticas sustentáveis. Nesse contexto, torna-se evidente a importância das estratégias de Marketing Digital para os empreendimentos do setor solar fotovoltaico, visando atingir seu público-alvo e aumentar as vendas. Este trabalho identificou estratégias de marketing digital que se adequam aos empreendimentos do setor solar fotovoltaico, considerando o estudo de um empreendimento do setor. A investigação de carácter qualitativa e exploratória foi divido em quatro etapas: referencial teórico, descrição do local de estudo, análise de estratégias de marketing digital de uma amostra de empresas do setor fotovoltaico e proposição de um plano de marketing digital. Observou-se que a empresa investigada possui vantagens como uma equipe especializada, preços competitivos, agilidade operacional e disponibilidade imediata de produtos, devendo capitalizar essas vantagens nos canais digitais. O Plano de Marketing Digital enfatiza a importância da seleção de palavras-chave e canais estratégicos, a manutenção de uma presença ativa e o monitoramento contínuo das métricas para ajustes necessários. Com a expansão dos canais digitais, as empresas do setor têm uma oportunidade única para divulgação eficiente e abrangente, fundamental para alcançar o público-alvo e impulsionar vendas, aumentando a visibilidade e diferenciando-se da concorrência.In recent decades, advances in Information and Communication Technologies (ICTs) and the increase in internet users have transformed the technological landscape. This scenario has opened new possibilities for Digital Marketing, essential for attracting and retaining customers. The COVID-19 pandemic in 2020 accelerated the migration of companies to the digital market, making Digital Marketing vital for the survival and productivity of Brazilian companies. At the same time, the solar photovoltaic energy market grew significantly, reflecting the demand for sustainable energy solutions. In this context, the importance of Digital Marketing strategies for solar photovoltaic enterprises becomes evident, aiming to reach their target audience and increase sales. This work identified digital marketing strategies suitable for solar photovoltaic enterprises, considering the study of one such enterprise. The qualitative and exploratory investigation was divided into four stages: theoretical framework, description of the study site, analysis of digital marketing strategies of a sample of companies in the photovoltaic sector, and proposal of a digital marketing plan. It was observed that the investigated company has advantages such as a specialized team, competitive prices, operational agility, and immediate availability of products, which should be capitalized on in digital channels. The Digital Marketing Plan emphasizes the importance of selecting keywords and strategic channels, maintaining an active presence, and continuously monitoring metrics for necessary adjustments. With the expansion of digital channels, companies in the sector have a unique opportunity for efficient and comprehensive promotion, fundamental to reaching the target audience and boosting sales, increasing visibility, and differentiating themselves from the competition.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Engenharia de Energia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256021
Date: 2024-07-03


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Nathália Assinado.pdf 4.706Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar