Enfermagem e a luta anticapacitista em uma escola municipal do sul do Brasil: um espaço de refletir saúde.

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Enfermagem e a luta anticapacitista em uma escola municipal do sul do Brasil: um espaço de refletir saúde.

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Título: Enfermagem e a luta anticapacitista em uma escola municipal do sul do Brasil: um espaço de refletir saúde.
Autor: Dias, Ana Victória Kuhnen
Resumo: Introdução: A maneira na qual a sociedade percebe a deficiência interfere no processo de viver da pessoa com deficiência e o capacitismo nota-se um conceito complexo que marca socialmente determinados corpos como mais capazes do que outros. Contudo, tem-se urgência em refletir concepções sobre acessibilidade, autonomia e inclusão social, para contribuir com o movimento anticapacitista, no intuito de desconstruir a normatização dos corpos, que deixa de reconhecer a singularidade e as potencialidades da pessoa com deficiência. Objetivo: Analisar as perspectivas sociais de inclusão de crianças com deficiência no espaço escolar na ótica de professores e familiares. Método: Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa baseada no método de estudo de caso único. O estudo foi realizado em uma escola municipal do sul do Brasil e para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. A amostra foi composta por 16 profissionais da escola e a perspectiva dos pais foi incluída por meio de anotações em diário de campo via Projeto de Extensão intitulado “Educação e Saúde: formação para a Diversidade e Anticapacitismo”. Os dados coletados foram analisados conforme a análise de conteúdo proposta por Bardin, que sugere três fases para análise, sendo: 1) a pré-análise; 2) a exploração do material; e 3) a interpretação dos dados. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina sob CAAE: 71878623.6.0000.0121 e Parecer nº 6.448.319, e respeitou as diretrizes estabelecidos na Resolução 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, os preceitos éticos estabelecidos no que se refere ao zelo pela legitimidade das informações, privacidade e sigilo. Resultado: Posterior a análise dos dados, elencou-se quatro categorias: Reflexão sobre o conceito de deficiência e capacitismo; Percepção profissional da educação sobre autonomia da criança com deficiência; Reflexão sobre barreiras no desenvolvimento da criança com deficiência; O papel familiar no processo de viver da criança com deficiência. Considerações finais: Percebeu-se o preconceito, o assistencialismo e todo capacitismo enfrentado pela pessoa com deficiência. Nesse sentido, a disseminação da informação nota-se um dos fatores primordiais para o combate às práticas capacitistas e contribuição com a luta por uma sociedade de fato inclusiva. Como limitação desta pesquisa tem-se que foi realizada em apenas uma escola. Deseja-se estimular novas investigações mais abrangentes nesta temática
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255829
Data: 2024-06-19


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