Enfermagem e a luta anticapacitista em uma escola municipal do sul do Brasil: um espaço de refletir saúde.

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Enfermagem e a luta anticapacitista em uma escola municipal do sul do Brasil: um espaço de refletir saúde.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Roos, Cristine Moraes
dc.contributor.author Dias, Ana Victória Kuhnen
dc.date.accessioned 2024-07-10T18:21:55Z
dc.date.available 2024-07-10T18:21:55Z
dc.date.issued 2024-06-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255829
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: A maneira na qual a sociedade percebe a deficiência interfere no processo de viver da pessoa com deficiência e o capacitismo nota-se um conceito complexo que marca socialmente determinados corpos como mais capazes do que outros. Contudo, tem-se urgência em refletir concepções sobre acessibilidade, autonomia e inclusão social, para contribuir com o movimento anticapacitista, no intuito de desconstruir a normatização dos corpos, que deixa de reconhecer a singularidade e as potencialidades da pessoa com deficiência. Objetivo: Analisar as perspectivas sociais de inclusão de crianças com deficiência no espaço escolar na ótica de professores e familiares. Método: Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa baseada no método de estudo de caso único. O estudo foi realizado em uma escola municipal do sul do Brasil e para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. A amostra foi composta por 16 profissionais da escola e a perspectiva dos pais foi incluída por meio de anotações em diário de campo via Projeto de Extensão intitulado “Educação e Saúde: formação para a Diversidade e Anticapacitismo”. Os dados coletados foram analisados conforme a análise de conteúdo proposta por Bardin, que sugere três fases para análise, sendo: 1) a pré-análise; 2) a exploração do material; e 3) a interpretação dos dados. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina sob CAAE: 71878623.6.0000.0121 e Parecer nº 6.448.319, e respeitou as diretrizes estabelecidos na Resolução 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, os preceitos éticos estabelecidos no que se refere ao zelo pela legitimidade das informações, privacidade e sigilo. Resultado: Posterior a análise dos dados, elencou-se quatro categorias: Reflexão sobre o conceito de deficiência e capacitismo; Percepção profissional da educação sobre autonomia da criança com deficiência; Reflexão sobre barreiras no desenvolvimento da criança com deficiência; O papel familiar no processo de viver da criança com deficiência. Considerações finais: Percebeu-se o preconceito, o assistencialismo e todo capacitismo enfrentado pela pessoa com deficiência. Nesse sentido, a disseminação da informação nota-se um dos fatores primordiais para o combate às práticas capacitistas e contribuição com a luta por uma sociedade de fato inclusiva. Como limitação desta pesquisa tem-se que foi realizada em apenas uma escola. Deseja-se estimular novas investigações mais abrangentes nesta temática pt_BR
dc.format.extent 79 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject acessibilidade pt_BR
dc.subject capacitismo pt_BR
dc.subject diversidade pt_BR
dc.subject educação pt_BR
dc.subject enfermagem pt_BR
dc.title Enfermagem e a luta anticapacitista em uma escola municipal do sul do Brasil: um espaço de refletir saúde. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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