Ensino científico de gramática a favor dos alunos na atividade de escrita

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Title: Ensino científico de gramática a favor dos alunos na atividade de escrita
Author: Scalco, Bruna Maria
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo mostrar que o ensino científico da gramática na escola pode construir um ambiente que propicie a autoconfiança do aluno no uso da escrita. Afinal, é sabido que os estudantes da educação básica necessitam de uma abordagem diferente da tradicional para que se sintam linguisticamente competentes ao utilizar a escrita na vida adulta. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico, contemplando os principais achados científicos a respeito do ensino da gramática enquanto ciência, partindo do conceito basilar da teoria gerativa (Chomsky, 1986). As definições de conhecimento implícito e explícito e a relação entre ambos foram elucidadas de acordo com Costa et al. (2011), Pires de Oliveira e Quarezemin (2016) e Basso e Oliveira (2012), assim como a forma de apresentação e de ensino da gramática tradicional foi abordada de acordo com Petter (2008), Perini (2010) e Oliveira et al. (2013). Como forma de ratificar essa possibilidade de ensino científico da língua, sugeriu- se uma proposta de atividade que permite a reflexão, por parte dos estudantes, a respeito das sentenças interrogativas, tópico relacionado à sintaxe comumente abordado a partir de exemplos fornecidos por obras literárias que não condizem com a realidade temporal e social dos estudantes. As discussões demonstraram que ensinar gramática na escola como um conhecimento científico pode ser tão enriquecedor como a experimentação de outras disciplinas em laboratório, que o professor precisa de menos recursos materiais e mais predisposição a desenvolver atividades que partam da reflexão e reverberam no uso, e que a autoconfiança na escrita surge a partir da liberdade de manipular a língua, em seus diferentes gêneros, sem a limitação imposta pelo certo e pelo errado em relação ao conhecimento linguístico que já possui.Abstract: This thesis aims to support the scientific instruction of grammar in schools as a means of fostering self-assurance in writing. It is well-known that basic education students require a different approach other than the traditional one to feel linguistically competent in using writing in adulthood. To achieve this, a bibliographic study was conducted, encompassing the main scientific findings regarding grammar teaching as a science, based on the fundamental concept of generative theory (Chomsky, 1986). Implicit and explicit knowledge?s definitions and the relationship between those were elucidated according to COSTA et al. (2011), QUAREZEMIN (2017), and BASSO; OLIVEIRA (2012). The presentation and teaching of traditional grammar were addressed according to Petter (2008), Perini (2010), and OLIVEIRA et al. (2013). In order to reinforce this possibility of scientific language teaching, a proposed activity was suggested, allowing students to reflect on interrogative sentences, a topic related to syntax commonly addressed through examples from literary works that do not correspond to the temporal and social reality of students. The results demonstrated that teaching grammar in school as a scientific knowledge can be as enriching as experimenting with other disciplines in a laboratory, that the teacher requires fewer material resources and more willingness to develop activities that arise from reflection and resonate through usage, and that self-confidence in writing arises from the freedom to manipulate language in its different genres, without the limitation imposed by right and wrong regarding the linguistic knowledge already possessed.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254876
Date: 2023


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