A relação dos espaços de learning commons com a gestão do conhecimento no ensino profissional: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

A relação dos espaços de learning commons com a gestão do conhecimento no ensino profissional: um estudo de caso

Show full item record

Title: A relação dos espaços de learning commons com a gestão do conhecimento no ensino profissional: um estudo de caso
Author: Almeida, Natalha Aline Jesus
Abstract: A pesquisa em questão tem como objetivo primordial a compreensão da relação entre os espaços de aprendizagem comuns e a gestão do conhecimento no contexto do ensino profissional e tecnológico na Biblioteca da Faculdade Senac Palhoça. Para tanto, a investigação contextualiza a evolução da Educação Profissional no Brasil e examina a Gestão do Conhecimento como um processo intrínseco de criação, difusão e incorporação de conhecimento nas estruturas organizacionais. É ressaltada a relevância da Gestão do Conhecimento na interseção entre a academia e o mundo do trabalho, pois desempenha um papel crucial na formação do conhecimento e no desenvolvimento de habilidades, especialmente ao explorar os espaços de Aprendizagem Colaborativa presentes nas instituições de ensino, os quais têm foram reconhecidas como essenciais para aprimorar o ensino e a aprendizagem. O conceito de learning commons é abordado como um conceito em constante evolução e de natureza multidisciplinar, com sua aplicação frequentemente observada no âmbito das bibliotecas. Esses espaços têm como objetivo facilitar a produção de conhecimento e promover uma aprendizagem interativa, sendo percebidos como potenciais para a gestão do conhecimento. O estudo de caso se concentra na Biblioteca da Faculdade Senac Palhoça, fornecendo uma compreensão aprofundada do tema em questão e contribuindo para a realização dos objetivos específicos do trabalho. Os resultados obtidos descrevem o nível de implementação do processo de gestão do conhecimento em relação aos espaços disponíveis na biblioteca, utilizando como referência o modelo da APO. Observe-se que a biblioteca adota uma abordagem focada no cliente, priorizando o atendimento às demandas dos usuários em todos os espaços disponíveis.Abstract: The research in question has as its primordial objective the understanding of the relationship between learning commons spaces and knowledge management in the context of professional and technological education at the Senac Palhoça College Library. To this end, the investigation contextualizes the evolution of Professional Education in Brazil and examines Knowledge Management as an intrinsic process of creation, dissemination and incorporation of knowledge into organizational structures. The relevance of Knowledge Management at the intersection between academia and the world of work is highlighted, as it plays a crucial role in the formation of knowledge and the development of skills, especially when exploring the Collaborative Learning spaces present in educational institutions, which have been recognized as essential for improving teaching and learning. The concept of learning commons is approached as a concept in constant evolution and of a multidisciplinary nature, with its application frequently observed in the context of libraries. These spaces aim to facilitate the production of knowledge and promote interactive learning, being perceived as potential for knowledge management. The case study focuses on the Senac Palhoça Faculty Library, providing an in-depth understanding of the topic in question and contributing to the achievement of the specific objectives of the work. The results obtained describe the level of implementation of the knowledge management process in relation to the spaces available in the library, using the APO model as a reference. It is observed that the library adopts a customer-centric approach, prioritizing meeting users' demands in all available spaces.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254819
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0811-D.pdf 2.178Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar