A concepção pedagógica de estágio obrigatório em Serviço Social na perspectiva do supervisor de campo

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A concepção pedagógica de estágio obrigatório em Serviço Social na perspectiva do supervisor de campo

Mostrar registro completo

Título: A concepção pedagógica de estágio obrigatório em Serviço Social na perspectiva do supervisor de campo
Autor: Truppel, Maristela Aparecida da Silva
Resumo: Reconhecendo a relevância do tema sobre a Supervisão de Campo do estágio obrigatório em Serviço Social, e considerando o travessamento desta pela precarização do trabalho e a mercantilização da educação, visto que a mediação do conhecimento e construção da identidade do futuro assistente social perpassam a formação e exercício profissional, este estudo tem como objetivo geral compreender a concepção de ação pedagógica na perspectiva dos supervisores de campo das instituições de ensino à distância. Para realização desta pesquisa foi tomada como referência o método crítico e dialético, organizada por meio de pesquisa qualitativa, sendo os procedimentos amparados na pesquisa bibliográfica e levantamento de dados empíricos. Concentrado na análise qualitativa e descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados o grupo focal com assistentes sociais da Mesorregião da Grande Florianópolis. Este estudo nos indicou a conclusão de que a ação pedagógica na Supervisão de Campo, configura-se um desafio para o assistente social e, cada vez mais, estão restritos os campos de estágio, especialmente com a expansão do ensino na modalidade à distância, a qual demonstra contradições entre avanços, oportunidades e retrocessos na educação superior brasileira.Abstract:: Recognizing the relevance of the theme of Field Supervision of compulsory internships in Social Work, and considering that it is crossed by the precariousness of work and the commercialization of education, since the mediation of knowledge and the construction of the identity of the future social worker permeate professional training and exercise, this study has the general objective of understanding the conception of pedagogical action from the perspective of field supervisors at distance learning institutions. To carry out this research, the critical and dialectical method was taken as a reference, organized through qualitative research, with procedures based on bibliographical research and empirical data collection. It focused on qualitative and descriptive analysis, using a focus group with social workers from the Greater Florianópolis Mesoregion as the data collection instrument. This study led us to the conclusion that pedagogical action in Field Supervision is a challenge for social workers and that internship fields are increasingly restricted, especially with the expansion of distance learning, which demonstrates contradictions between advances, opportunities and setbacks in Brazilian higher education.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254608
Data: 2023


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PGSS0299-D.pdf 1.690Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar