Ensino por investigação no contexto do ensino de Física: uma revisão de estudos que enfocam sequências didáticas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ensino por investigação no contexto do ensino de Física: uma revisão de estudos que enfocam sequências didáticas

Mostrar registro completo

Título: Ensino por investigação no contexto do ensino de Física: uma revisão de estudos que enfocam sequências didáticas
Autor: Fraga, Fernanda Cristina
Resumo: O ensino por investigação, embora não possua uma única definição, apresenta alguns aspectos que contribuem para a vida em sociedade do aluno. Utilizando uma situação-problema contextualizada para permitir ao estudante elaborar e testar hipóteses, refletir, dialogar, coletar e tratar dados e, também, desenvolver o pensamento crítico. Essas características que podem ser desenvolvidas utilizando o ensino por investigação estão alinhadas com os objetivos e habilidades a serem desenvolvidas na educação básica, conforme as diretrizes nacionais da educação. Com o ensino por investigação, o aluno passa a ter um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem, e o professor passa a desenvolver o papel de questionador, com o objetivo de fazer com que o aluno pense e elabore suas hipóteses, teste-as e tire suas próprias conclusões sobre como resolver essa situação-problema. Dessa forma, pensando no desenvolvimento do aluno para além dos saber científicos e fazendo um apanhado para permitir ao professor da educação básica formas de utilizar o ensino por investigação em suas aulas, este trabalho teve por objetivo discutir como o ensino por investigação vem sendo explorado em estudos que enfocam a elaboração e a implementação de sequências didáticas no ensino de Física na educação básica. A base de dados selecionada foi o portal Periódicos da CAPES. Com a Análise Textual Discursiva, foi possível elencar duas categorias: Temáticas privilegiadas e Situações-problemas abordadas. Foram encontrados 21 artigos utilizando ensino de Física e ensino por investigação em conjunto, sendo que 17 deles eram publicações dos últimos 5 anos, e apenas 9 relatam a aplicação do ensino por investigação em aulas com conceitos abordados na educação básica. Muito ainda pode ser desenvolvido utilizando essa metodologia de ensino, sendo que as publicações encontradas destacam o engajamento e o interesse dos alunos frente às aulas tradicionais, bem como a possibilidade de utilização de novas tecnologias e a viabilidade da alfabetização científica.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254431
Data: 2023-12-18


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Revisão ensino ... anda_Completo_assinado.pdf 1.340Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar