Ensino por investigação no contexto do ensino de Física: uma revisão de estudos que enfocam sequências didáticas
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Halmenschlager, Karine Raquiel |
|
dc.contributor.author |
Fraga, Fernanda Cristina |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-26T19:10:42Z |
|
dc.date.available |
2024-02-26T19:10:42Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-18 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254431 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Física. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino por investigação, embora não possua uma única definição, apresenta
alguns aspectos que contribuem para a vida em sociedade do aluno. Utilizando uma
situação-problema contextualizada para permitir ao estudante elaborar e testar
hipóteses, refletir, dialogar, coletar e tratar dados e, também, desenvolver o
pensamento crítico. Essas características que podem ser desenvolvidas utilizando o
ensino por investigação estão alinhadas com os objetivos e habilidades a serem
desenvolvidas na educação básica, conforme as diretrizes nacionais da educação.
Com o ensino por investigação, o aluno passa a ter um papel ativo no seu processo
de ensino-aprendizagem, e o professor passa a desenvolver o papel de
questionador, com o objetivo de fazer com que o aluno pense e elabore suas
hipóteses, teste-as e tire suas próprias conclusões sobre como resolver essa
situação-problema. Dessa forma, pensando no desenvolvimento do aluno para além
dos saber científicos e fazendo um apanhado para permitir ao professor da
educação básica formas de utilizar o ensino por investigação em suas aulas, este
trabalho teve por objetivo discutir como o ensino por investigação vem sendo
explorado em estudos que enfocam a elaboração e a implementação de sequências
didáticas no ensino de Física na educação básica. A base de dados selecionada foi
o portal Periódicos da CAPES. Com a Análise Textual Discursiva, foi possível
elencar duas categorias: Temáticas privilegiadas e Situações-problemas abordadas.
Foram encontrados 21 artigos utilizando ensino de Física e ensino por investigação
em conjunto, sendo que 17 deles eram publicações dos últimos 5 anos, e apenas 9
relatam a aplicação do ensino por investigação em aulas com conceitos abordados
na educação básica. Muito ainda pode ser desenvolvido utilizando essa metodologia
de ensino, sendo que as publicações encontradas destacam o engajamento e o
interesse dos alunos frente às aulas tradicionais, bem como a possibilidade de
utilização de novas tecnologias e a viabilidade da alfabetização científica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
engajamento dos alunos |
pt_BR |
dc.title |
Ensino por investigação no contexto do ensino de Física: uma revisão de estudos que enfocam sequências didáticas |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar