Ensino por investigação no contexto do ensino de Física: uma revisão de estudos que enfocam sequências didáticas

DSpace Repository

A- A A+

Ensino por investigação no contexto do ensino de Física: uma revisão de estudos que enfocam sequências didáticas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Halmenschlager, Karine Raquiel
dc.contributor.author Fraga, Fernanda Cristina
dc.date.accessioned 2024-02-26T19:10:42Z
dc.date.available 2024-02-26T19:10:42Z
dc.date.issued 2023-12-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254431
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Física. pt_BR
dc.description.abstract O ensino por investigação, embora não possua uma única definição, apresenta alguns aspectos que contribuem para a vida em sociedade do aluno. Utilizando uma situação-problema contextualizada para permitir ao estudante elaborar e testar hipóteses, refletir, dialogar, coletar e tratar dados e, também, desenvolver o pensamento crítico. Essas características que podem ser desenvolvidas utilizando o ensino por investigação estão alinhadas com os objetivos e habilidades a serem desenvolvidas na educação básica, conforme as diretrizes nacionais da educação. Com o ensino por investigação, o aluno passa a ter um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem, e o professor passa a desenvolver o papel de questionador, com o objetivo de fazer com que o aluno pense e elabore suas hipóteses, teste-as e tire suas próprias conclusões sobre como resolver essa situação-problema. Dessa forma, pensando no desenvolvimento do aluno para além dos saber científicos e fazendo um apanhado para permitir ao professor da educação básica formas de utilizar o ensino por investigação em suas aulas, este trabalho teve por objetivo discutir como o ensino por investigação vem sendo explorado em estudos que enfocam a elaboração e a implementação de sequências didáticas no ensino de Física na educação básica. A base de dados selecionada foi o portal Periódicos da CAPES. Com a Análise Textual Discursiva, foi possível elencar duas categorias: Temáticas privilegiadas e Situações-problemas abordadas. Foram encontrados 21 artigos utilizando ensino de Física e ensino por investigação em conjunto, sendo que 17 deles eram publicações dos últimos 5 anos, e apenas 9 relatam a aplicação do ensino por investigação em aulas com conceitos abordados na educação básica. Muito ainda pode ser desenvolvido utilizando essa metodologia de ensino, sendo que as publicações encontradas destacam o engajamento e o interesse dos alunos frente às aulas tradicionais, bem como a possibilidade de utilização de novas tecnologias e a viabilidade da alfabetização científica. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject educação básica pt_BR
dc.subject metodologia de ensino pt_BR
dc.subject engajamento dos alunos pt_BR
dc.title Ensino por investigação no contexto do ensino de Física: uma revisão de estudos que enfocam sequências didáticas pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Revisão ensino ... anda_Completo_assinado.pdf 1.340Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar