Formação de professores na revista Escola Secundária: estratégias de renovação pedagógica (1957-1963)

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Formação de professores na revista Escola Secundária: estratégias de renovação pedagógica (1957-1963)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Daros, Maria das Dores
dc.contributor.author Rosa, Fabiana Teixeira da
dc.date.accessioned 2024-02-20T23:22:36Z
dc.date.available 2024-02-20T23:22:36Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 386267
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254371
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract A pesquisa ou a proposta, inserida no âmbito da História da Educação, apresenta e analisa estratégias de renovação pedagógica para a formação de professores do ensino secundário propostas pela revista Escola Secundária, na sua secção Didática Geral, entre os anos de 1957 e 1963. Escola Secundária, iniciada em junho de 1957, pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), foi criada para divulgar as atividades dessa Campanha e prestar assistência técnica e pedagógica aos professores e dirigentes das escolas de ensino secundário, com a intenção de melhorar e elevar esse nível de ensino e contribuir para propagá-lo pelo país. Articulada com a política de campanhismo do Ministério da Educação, o CADES também tinha por objetivo qualificar e certificar os professores do ensino secundário sem habilitação pedagógica ou certificação institucional para o exercício da docência, uma vez que a formação desses educadores foi considerada um ponto crítico por aqueles que projetaram a revista. Para alcançar os seus objetivos, a Campanha realizou organizada e realizou diversas atividades para diretores, professores, inspetores de ensino, secretários dos estabelecimentos de ensino secundário, entre elas: jornadas; simpósios; encontros; cursos; seminários; missões pedagógicas, nacionais e no exterior; bem como publicações, por exemplo, a revista Escola Secundária. A circulação dessa revista por meio de uma campanha do MEC, como subsídio para a gestão e a didática no ensino secundário, pode ser considerada uma estratégia pedagógica com o propósito de qualificar e certificar os professores que atuavam nas escolas secundárias, pois se ocupavam com prioridade de temas relacionados à formação mais adequados ao professor secundarista. Para tanto, tinha a organização das suas edições externas para os processos de ensino e aprendizagem das disciplinas curriculares, com uma secção específica de Didática Geral. As análises da presente pesquisa são ampliadas nos estudos de Pierre Bourdieu (2003; 2005) e sua compreensão sobre o campo; de Roger Chartier (1988; 1992) com as noções de circulação e de apropriação; além de Michel de Certeau (2012) e o sentido que atribui à estratégia. As análises indicam que, no período em estudo, a didática foi área importante na formação dos professores secundários e foi fundamentada em métodos e técnicas de ensino como meio de aperfeiçoar a atuação docente. A revista Escola Secundária foi uma estratégia pedagógica da CADES que, buscando divulgar as apropriações dos autores sobre métodos, técnicas e recursos didáticos, realizada a partir de diversas matrizes teóricas da Escola Nova, visava à renovação pedagógica das práticas docentes e à modernização do ensino secundário .
dc.description.abstract Abstract: The research proposed here, within the scope of the history of education, presents and analyzes strategies for pedagogical renewal for training secondary school teachers proposed by the journal Escola Secundária [Secondary School], in its section Didática Geral [General Didactics], between 1957 and 1963. The journal Escola Secundária, first issued in June 1957 by the Campaign for the Improvement and Dissemination of Secondary Education (CADES), was created to promote the Campaign's activities, and provide technical and pedagogical assistance to secondary school teachers and administrators, to improve and raise this level of education and help promote it throughout the country. In articulation with the Ministry of Education's campaigns, CADES also aimed to qualify and certify secondary school teachers who did not have pedagogical qualifications or institutional certification to teach. The training of these educators was considered a critical issue by the editors and publishers of the magazine. To achieve its objectives, the Campaign sought to organize and carry out various activities for school principals, teachers, educational inspectors and secretaries of secondary schools, including: workshops; symposiums; meetings; courses; seminars; national and international pedagogical missions; as well as publications, such as the journal Escola Secundária. The circulation of this magazine through a campaign by the Ministry of Education, to support administration and teaching in secondary education, can be considered a pedagogical strategy that sought to qualify and certify teachers who worked in secondary schools, as it gave priority to issues related to the most appropriate training for secondary school teachers. To this end, the editions focused on the teaching and learning processes of curricular subjects, with a specific section on General Didactics. The analyses of this research are supported by the studies of Pierre Bourdieu (2003; 2005) and his understanding of the field; Roger Chartier (1988; 1992) and his notions of circulation and appropriation; as well as Michel de Certeau (2012) and the meaning he attributes to strategy. The analyses indicate that, in the period under study, didactics was an important area in the training of secondary school teachers and was based on teaching methods and techniques as a means of improving teaching performance. The journal Escola Secundária was a pedagogical strategy of CADES which, seeking to disseminate the authors' appropriations of teaching methods, techniques and didactic resources, based on various theoretical matrices of the New School movement, were aimed at the pedagogical renewal of teaching practices and the modernization of secondary education. en
dc.format.extent 247 p.| tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Professores
dc.subject.classification Ensino secundário
dc.subject.classification Didática
dc.subject.classification Ensino e aprendizagem
dc.title Formação de professores na revista Escola Secundária: estratégias de renovação pedagógica (1957-1963)
dc.type Tese (Doutorado)


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