Ética na formação de professores responsáveis pela educação linguística: a indissociabilidade entre a formação inicial e a formação da consciência

DSpace Repository

A- A A+

Ética na formação de professores responsáveis pela educação linguística: a indissociabilidade entre a formação inicial e a formação da consciência

Show full item record

Title: Ética na formação de professores responsáveis pela educação linguística: a indissociabilidade entre a formação inicial e a formação da consciência
Author: Thessing, Aline Francieli
Abstract: A pesquisa está pautada na concepção dialética do materialismo histórico, a partir das teorizações de Marx (2007; 2013; 2015); Marx e Engels (2007); Vázquez (1997; 2007); Heller (1979) e principais debatedores da educação em vertente crítica (no Brasil), dentre eles Saviani (1983; 2009; 2011; 2013); Duarte (1993; 2003; 2008); Martins (2003; 2010; 2013), dentre outros. Consiste em uma elaboração teórica sobre a ética na formação inicial de professores responsáveis pela Educação Linguística, concebendo, de um lado, a imprescindibilidade da formação docente e, de outro, o ideário socialmente compartilhado da necessidade de modificação/reorientação nesta formação. Em vista de nosso objeto, textualizamos a questão de pesquisa do seguinte modo: Considerando a divisão social do trabalho e, deste modo, a tendência de prevalência da dimensão manual na atividade do professor, há possibilidade de manutenção (ou apenas de esvanecimento) da dimensão ética na formação inicial de professores responsáveis pela Educação Linguística, considerando os diferentes projetos formativos em (co)ocorrência contemporaneamente? Tal questão de pesquisa coaduna-se a um imperativo contemporâneo a premissa de que seria necessária modificação da formação inicial de professores, na base do que se alinham diferentes projetos formativos pautados em visões sociais de mundo antagônicas. A partir desta questão, delineamos nosso objetivo como: defender, a partir de elaboração teórica, a indissociabilidade entre a noção de ética e a atividade de estudo na formação inicial de professores, com vistas a subsidiar o debate sobre a formação inicial de docentes. Para a consecução de tal objetivo apresentamos um panorama do problema do conhecimento, dos embates filosóficos e do mantra da separação teoria e prática na formação inicial e continuada de professores, além de discussões acerca do trabalho como categoria ontológica, as reverberações da divisão social do trabalho, típica da sociabilidade vigente, que significa, neste modo de organização social, a divisão entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, para a formação inicial do professor e, ainda, a partir dos teóricos do desenvolvimento filiados ao fundamento marxiano, dentre eles Leontiev (2004 [1959]) e Davidov (1960), além de debatedores nacionais como Facci (2004) e Martins (2007; 2020; 2021), estabelecemos as bases que compõem o desenvolvimento humano e, como tal, diferenciam o homem dos demais animais. Dessa maneira, identificamos a atividade de estudo como atividade principal daqueles que estão em formação inicial. Nessa direção, a tese defendida, com bases nesses pressupostos teóricos e metodológicos é a de que, considerando que, no nosso modo de organização social, a formação em nível de graduação é requerida para a atuação em determinadas atividades profissionais, dentre elas a atividade de professor, e assumindo a predominância nesta etapa da educação formal da atividade de estudo e a indissociabilidade da relação entre educação formal e formação da consciência, consideramos, a partir de um fundamento materialista histórico e dialético, que o problema da ética é questão inalienável da formação inicial de professores que se responsabilizam pela Educação Linguística, tendo presente a correlação entre projeto educativo, ideal de formação humana e projeto de sociedade.Abstract: This research has its roots in the dialectical conception of historical materialism supported by the theories of Marx (2007; 2013; 2015); Marx and Engels (2007); Vázquez (1997; 2007); Heller (1979) and main debaters of critical education in Brazil such as Saviani (1983; 2009; 2011; 2013); Duarte (1993; 2003; 2008); Martins (2003; 2010; 2013), and others. It consists of a theoretical elaboration on ethics in the initial education of teachers responsible for Language Education. This elaboration conceives the indispensability of teachers' development courses and the socially shared ideology of the necessity of a modification/reorientation in teachers' education. That said, we textualize our objective in the following research question: Considering the social division of labor and, therefore, the tendency for the prevalence of the manual dimension in teacher's activities; is there a possibility of maintaining (or just fading) the manual dimension of ethics in the initial education of teachers responsible for Language Education when considering the different teachers' development projects in (co)occurrence at the same time? This research question is in line with a contemporary imperative, the premise that it would be necessary to modify initial teachers' education because of the different educational projects that align with antagonistic social views of the world. Based on the question presented, we outline our objective: To defend, based on theoretical elaboration, the inseparability between the notion of ethics and the study activity in initial teachers' education courses, supporting debates on initial teachers' education. To achieve this objective, we presented an overview of the problem of knowledge, its philosophical clashes, and the mantra of separating theory and practice in the field of initial and continuing teachers' education. In addition, we also carried out discussions about labor as an ontological category, the reverberations of the social division of labor (that is typical in the current sociability, which means, in this mode of social organization), and the division between manual and intellectual labor in the initial education of teachers. Moreover, we established the basis that makes human development. In other words, the foundations that differentiate human beings from other animals are based on the developments of theorists affiliated with the Marxian foundation such as Leontiev (2004 [1959]), Davidov (1960), and national debaters such as Facci (2004) and Martins (2007; 2020; 2021). In this way, we identified the study activity as the main activity of those in initial education. In this sense, the thesis defended, based on these theoretical and methodological assumptions, is that considering our mode of social organization, an undergraduate level of education is required to perform certain professional activities, including the activity of teachers. So, it is assumed the predominance of the study activity in this stage of formal education and the inseparable interrelation between formal education and the formation of consciousness. All in all, we consider, from a historical and dialectical materialist foundation, that the problem of ethics is an inalienable issue in initial teachers' education of those responsible for Linguistic Education, especially when bearing in mind the correlation among the educational project desired, the ideal of human formation and its aligned project of society.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254196
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0956-T.pdf 2.221Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar