Title: | Transformar a linguagem e a realidade: possibilidades de letramento a partir do gênero projeto de intervenção |
Author: | Oliveira, Shirlley Tathianna Grime de |
Abstract: |
Esta dissertação apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Joinville, cujo objetivo principal foi investigar as contribuições da promoção de um evento de letramento norteado pelo gênero Projeto de Intervenção, como ação didático-pedagógico, no desenvolvimento das capacidades de fala e escrita de alunos do 9o ano do ensino fundamental, considerando a percepção dos próprios alunos sobre seu processo de aprendizagem. Para isso, recorremos às reflexões do Círculo de Bakhtin (1997; 2006), aos estudos de letramento de Kleiman (1995; 2002; 2005; 2016) e Soares (2009) e às proposições de Geraldi sobre o ensino de línguas (1997; 2004). ; 2010). Também recorremos à metodologia de pesquisa para permitir que os participantes se envolvam no processo investigativo, colaborando para a conquista dos resultados, e para possibilitar a aproximação dos pesquisadores com causas relevantes de uma determinada comunidade. Em nossa pesquisa, analisamos as produções textuais (escritas e orais) dos estudantes e também as respostas fornecidas a três questionários, formados por perguntas abertas, que trataram de levar os estudantes a refletirem sobre suas motivações para o desenvolvimento da escrita e da fala durante todo o evento de letramento. Tanto as produções textuais dos estudantes quanto as respostas dadas aos questionários mostraram-nos que a motivação para a transformação da realidade e a compreensão da função social dos gêneros discursivos são muito indicadas para o desenvolvimento de capacidades de fala e de escrita, pois os estudantes cumprem com os propósitos inerentes a cada gênero discursivo treinado e produzido, porém com maior destaque para as situações de fala. Abstract: This dissertation presents and discusses the results of a survey carried out with students from a state public school, located in the city of Joinville, whose main objective was to investigate the contributions of promoting a literacy event guided by the Intervention Project genre, as a didactic-pedagogical, in the development of speaking and writing skills of students in the 9th year of elementary school, considering the students' own perception of their learning process. To do this, we resort to the reflections of the Bakhtin Circle (1997; 2006), the literacy studies of Kleiman (1995; 2002; 2005; 2016) and Soares (2009) and Geraldi's propositions about language teaching (1997; 2004; 2010). We also use the action research methodology because it allows participants to get involved in the investigative process, contributing to achieving results, and because it allows researchers to get closer to relevant causes in a given community. In our research, we analyzed the textual productions (written and oral) of students and also the answers provided to three questionnaires, made up of open questions, which tried to make students reflect on their motivations for developing writing and speaking during the entire literacy event. Both the students' textual productions and the answers given to the questionnaires showed us that the motivation to transform reality and that the understanding of the social function of discursive genres contribute greatly to the development of speaking and writing skills, as the students fulfilled with the purposes inherent to each discursive genre studied and produced, but with greater emphasis on speech situations. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254032 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPLE0061-D.pdf | 4.539Mb |
View/ |