PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?
Mostrar registro completo
Título:
|
PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO? |
Autor:
|
Cardoso, Jessica
|
Resumo:
|
O planejamento enquanto ferramenta orientadora da prática docente permite que o processo educacional escolarizado e institucionalizado ocorra de forma organizada e eficiente, principalmente quando falamos da última etapa da Educação Básica: o Ensino Médio. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo teve como objetivo analisar o processo de elaboração do planejamento dos conteúdos no Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Santa Catarina, sendo dois homens e duas mulheres. Os dados foram analisados qualitativamente por meio de análise de conteúdo e apresentados e discutidos em quatro categorias articuladoras. Os resultados indicam que os professores entrevistados entendem o processo de planejar como uma ação antecipatória, uma ferramenta fundamental para alcançar metas e objetivos, que é indispensável seguir uma linha cronológica de conteúdos e que é muito importante que saia do nível teórico do papel para o nível prático do ensino, realizam os seus planejamentos de acordo com os documentos norteadores da Educação Física Escolar atualizados com a reforma do Novo Ensino Médio, porém, não conseguem realizar com frequência planejamentos coletivos com os pares da Área de Linguagens e veem a relação entre o planejamento, o aluno e o conteúdo como muito importante, sendo constatado que todos os professores entrevistados têm o olhar voltado ao perfil da turma, seus interesses e suas experiências anteriores com a Educação Física. |
Descrição:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253667
|
Data:
|
2023-12-13 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo