PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO?

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Bassani, Jaison
dc.contributor.author Cardoso, Jessica
dc.date.accessioned 2023-12-22T04:28:17Z
dc.date.available 2023-12-22T04:28:17Z
dc.date.issued 2023-12-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253667
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract O planejamento enquanto ferramenta orientadora da prática docente permite que o processo educacional escolarizado e institucionalizado ocorra de forma organizada e eficiente, principalmente quando falamos da última etapa da Educação Básica: o Ensino Médio. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo teve como objetivo analisar o processo de elaboração do planejamento dos conteúdos no Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Santa Catarina, sendo dois homens e duas mulheres. Os dados foram analisados qualitativamente por meio de análise de conteúdo e apresentados e discutidos em quatro categorias articuladoras. Os resultados indicam que os professores entrevistados entendem o processo de planejar como uma ação antecipatória, uma ferramenta fundamental para alcançar metas e objetivos, que é indispensável seguir uma linha cronológica de conteúdos e que é muito importante que saia do nível teórico do papel para o nível prático do ensino, realizam os seus planejamentos de acordo com os documentos norteadores da Educação Física Escolar atualizados com a reforma do Novo Ensino Médio, porém, não conseguem realizar com frequência planejamentos coletivos com os pares da Área de Linguagens e veem a relação entre o planejamento, o aluno e o conteúdo como muito importante, sendo constatado que todos os professores entrevistados têm o olhar voltado ao perfil da turma, seus interesses e suas experiências anteriores com a Educação Física. pt_BR
dc.format.extent 62 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Conteúdo pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.title PLANEJAMENTO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE PENSAM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO? pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC JESSICA.pdf 676.6Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar